Ufal tem aprovação expressiva em Simpósio Nacional

Seis dos quinze selecionados são alunos da instituição alagoana

06/11/2012 10h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Jhonathan Pino - jornalista

Seis alunos da Universidade Federal de Alagoas embarcaram esta semana para o Rio de Janeiro para participar do 6º Simpósio Nacional/Jornadas de Iniciação Científica, realizado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Eles estão entre os 15 selecionados de todo o país para apresentarem os resultados dos seus trabalhos de iniciação científica.

Eles passaram por uma seleção entre cem candidatos e cinco deles são do Instituto de Matemática: Iury Rafael Domingos de Oliveira, Micael Dantas Macena, Fabricio de Macedo Lira, Alcides de Carvalho Júnior e Augusto Ícaro Farias da Cunha. Uma aluna é do Centro de Tecnologia (Ctec), Aline Silva de Amorim.

Para os alunos, participar do evento é uma oportunidade para entrar em contato com outras realidades acadêmicas, como contam Iury Domingos e Micael Dantas. “Já ficamos dois meses em um Curso de Verão no Campus de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), onde participamos de minicursos e apresentamos nosso trabalho no Simpósio e deu para perceber que a realidade é outra”, relata Iury.

Micael apresenta “O Teorema Espectral e problemas de autos valores de Sturm-Liouville”, Yuri apresenta “O Teorema de Hadamard-Stoker sobre superfícies convexas”. Ambos são orientados pelo Professor Marcos Petrúcio. Já Alcides apresenta pela primeira vez as “Curvas especiais em Em”, orientado pelo professor Márcio Batista. Os alunos fazem apresentações orais e em pôster. O evento acontece toda esta semana com minicursos, palestras de divulgação e apresentações.