Ufal pretende ampliar intercâmbio de ideias na Alemanha

No ano Brasil-Alemanha os dois países consolidam parcerias para dar oportunidades a quem se interessa em realizar intercâmbio acadêmico

- Atualizado em
Martin Mahn, Alan Pedro e Niraldo de Farias

Manuella Soares – jornalista

Internacionalizar o conhecimento. Essa é a ideia que a Universidade Federal de Alagoas tem como meta para conquistar novos espaços e, já se articula para marcar presença na região Germânica, porque 2013 será o ano Brasil-Alemanha. De acordo com o representante do Consulado, Martin Mahn, a Ufal tem grande potencial para buscar cooperações científicas internacionais em todas as áreas, especialmente as das Engenharias, Arquitetura, Design e Direito.

“É importante que as pessoas tomem conhecimento e vejam a Alemanha como uma opção interessante. O Consulado é parceiro, nós estamos aqui à disposição para intermediar as articulações e receber propostas”, comentou. Mahn ressaltou ainda que é preciso acabar com alguns esteriótipos que dificultam o intercâmbio acadêmico como, por exemplo, a máxima de que a língua é difícil. “O alemão faz diferença sim no currículo, mas o inglês também pode ajudar no início. O mais importante é que a Ufal saia de casa, porque muitas parcerias são conquistadas com as contatos pessoais entre professores”, completou.

Com perspectivas otimistas, o assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal, professor Niraldo de Farias, avalia um leque de oportunidades onde a instituição pode se engajar por meio das opções do Catálogo de Projetos do programa do Ministério Alemão das Relações Exteriores. Os temas disponíveis são: “Economia Esporte e Sociedade”; “Cultura”; e “Educação. A princípio, o foco da Ufal está voltado para economia internacional, tecnologia da informação e as tecnologias aliadas ao esporte. Para isso, conta com o apoio do Instituo de Comutação.  “A Assessoria já está empreendendo esforços para incentivar o ensino do Alemão Instrumental e permitir a inclusão em alguns projetos no ano que vem”, adiantou Niraldo.

O professor Alan Pedro da Silva, pretende desenvolver pesquisas que possam contribuir com o treinamento dos ciclistas, assim como já acontece em outras modalidades, como o basquete, por exemplo. “Nós podemos transformar a Ufal e o IC num ambiente favorável para a produção e exportação de softwares para aprimorar as técnicas dos atletas. É muito bom quando a gente pode fazer algo que contribui com a sociedade. Acredito que essa é a minha missão enquanto cientista”, afirmou.

Brasil-Alemanha

Sob o lema “Alemanha + Brasil. Quando ideias se encontram”, os dois países parceiros comemoram um festival de ideias para construírem juntos o futuro. De maio de 2013 a maio de 2014 haverá no Brasil muitos  eventos com o foco temático “Como viveremos amanhã? - Inovação, sustentabilidade, urbanismo.” Parceiros de todas as áreas de política, economia, cultura, educação, ciências e esportes estão convidados a se ocuparem desses importantes temas, deixando uma marca no programa do Ano da Alemanha. As  estreitas relações entre a Alemanha e o Brasil já têm longa tradição e, no âmbito de sua parceria estratégica, os dois países buscam respostas aos desafios do século XXI.

Alunos, professores e técnicos administrativos da Ufal que tiverem interesse em participar do Programa devem procurar a Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), no prédio da Reitoria, Campus A.C. Simões. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3214-1135 ou 3214-1761.

Contatos prévios

Com o objetivo de estreitar as relações com o DAAD, da tradução para Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, órgão responsável pelo financiamento dos projetos da área científica, a Universidade Federal de Alagoas vai promover uma palestra sobre as possibilidades de cooperação acadêmica a partir de 2013, por intermédio do Programa Ciência sem Fronteiras.

O evento está marcado para o dia 06 de dezembro, no auditório da Biblioteca, às 15h. Na oportunidade, representantes do Consulado Alemão também estarão presentes para esclarecer dúvidas a respeito do Programa do Ministério das Relações Exteriores.