Ufal discute intercâmbio com universidade alemã

- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

A cooperação acadêmica da Universidade Federal de Alagoas com a Universidade Técnica Braunschweig da Alemanha é tema de reunião no dia 6 de dezembro, a partir das 14 horas, na Biblioteca Central. A reunião é aberta à comunidade universitária, será conduzida pelo coordenador da Assessoria de Intercâmbio Internacional  Niraldo de Farias e contará com a participação do representante geral do consulado alemão em Recife,  Martin  Martin Mahn.

De acordo com Niraldo de Farias, a reunião visa o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores inicialmente nas áreas de tecnologia da informação, esportes, indústrias criativas(artes, comunicação, cinema, teatro, etc)  e inovação tecnológica. “A discussão para o futuro intercâmbio chega em boa hora, pois tem a ver com o Ano da Alemanha no Brasil, a ser comemorado em todo o Brasil maio de 2013 a maio de 2014”, destaca Niraldo e reforça ser importante a participação da comunidade universitária na reunião.

A comemoração envolvendo os dois países é denominada de  “Alemanha + Brasil. Quando as ideias se encontram” é uma iniciativa do Ministério Alemão das Relações Exteriores e tem a coordenação geral da Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e vice-coordenadoria do Goethe-Institut (GI). Entre os objetivos estão atualizar e fortalecer a imagem positiva da Alemanha no Brasil e criar impulsos para encontros, intercâmbios e cooperação em áreas importantes como economia, ciências, cultura, educação  e esportes.

Um Catálogo de Projetos já está lançado e até maio de 2014   haverá  em todo o país muitos eventos com o foco temático “Como viveremos amanhã? – inovação, sustentabilidade, urbanismo”.

Mais informações no site www.alemanha-e-brasil.org