Time de Handebol conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Universitárias

05/11/2012 11h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Medalhistas comemoram a conquista do bronze nas Olimpíadas Universitárias

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Após ser campeã na classificação geral dos Jogos Universitários Alagoanos (Juas) de 2012, a Universidade Federal de Alagoas conquista mais uma posição de destaque no campo esportivo. Dessa vez, o time feminino de handebol da instituição conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas Universitárias, campeonato nacional realizado entre os dias 18 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu, cidade situada no extremo oeste do Paraná.

O time da Ufal, sob o comando da técnica Maria Edvania Barbosa, participou da segunda divisão do campeonato e representou todo Estado de Alagoas na competição. Na categoria intermediária, as atletas alagoanas disputaram medalhas com mais sete equipes, das quais cinco também eram de universidades federais.

Segundo o assistente técnico e preparador físico do time, Tiago Caldas, o resultado é fruto de muita dedicação ao longo dos anos. “A preparação do time para as Olimpíadas Universitárias começou em março deste ano, mas o grupo já existe há muitos anos. Na Ufal, especificamente, a equipe existe há mais de quatro anos. É um grupo que está junto há muito tempo e a união do time foi preponderante para esse resultado”, destacou.

Tiago Caldas ressaltou que o amadurecimento e o acompanhamento psicológico do time também foram critérios importantes para a conquista do bronze. “As atletas quiseram muito esse resultado. Elas amadureceram muito e, com isso, nós conseguimos alcançar nosso objetivo, que era medalhar. Além disso, outro fator importante foi o acompanhamento psicológico da Bárbara Abreu, ‘formanda’ em Psicologia da universidade”, revelou o preparador físico.

A equipe feminina de handebol da Ufal é composta por atletas de diferentes cursos da instituição. Uma delas é Karla Farias, capitã do time e estudante de Educação Física, que destacou o apoio institucional às ações de caráter esportivo. “A gente vem trabalhando há muito tempo. Então, o resultado já era esperado. Com o apoio da Proest [Pró-reitoria Estudantil] e da coordenação do curso, por meio do professor Francisco Farias, nós conseguimos essa medalha. Isso demonstra que quando há apoio e incentivo, os resultados são sempre positivos. Quisemos muito a medalha e esse terceiro lugar teve gosto de primeiro”, avaliou.