Théo Brandão recebe homenagem na 3ª Festa Literária de Marechal Deodoro

“Resolvemos homenagear Théo Brandão porque foi o maior folclorista de Alagoas, talvez do Brasil"


- Atualizado em

Jacqueline Batista - jornalista

Até o próximo sábado, 1º de dezembro, a bela cidade de Marechal Deodoro vai ser o cenário de uma festa cultural, com apresentações artísticas, palestras, lançamento de livros, oficinas, saraus, passeios de escuna e de trenzinho literário, além de entrega de prêmio a cidadão atuante na cultura alagoana. A III Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) começa na próxima quarta-feira, 28, às 19h. Um dos organizadores do evento, Carlito Lima explica que a flimar abrange vários aspectos culturais. “A literatura é o carro-chefe, mas a festa é de todos os segmentos da cultura popular. Haverá apresentações de folguedos como chegança e pastoril, estandes com cocadas e rendeiras, tem também a flimarzinha, que é voltada para o público infantil”, disse.

Logo na primeira noite, apure os sentidos com a música de Nelson da Rabeca, o chorinho do quinteto Os cinco no choro, a gafieira do Stúdio Jayson França e a apresentação do Grupo Transart. O folclorista Théo Brandão e o romancista Antônio Torres são os homenageados da festa. Na abertura do evento, o historiador Douglas Apratto vai fazer palestra sobre Théo Brandão, enquanto a escritora Vanúsia Amorim vai falar sobre Antônio Torres. O centenário de Luiz Gonzaga também terá destaque na apresentação de Adélia Amorim.

Na quinta-feira, 29, às 15h, acontece a palestra “Minha dívida com Théo Brandão”, com Maurício Melo Júnior e mediação de Radjalma Cavalcante. Em seguida, às 16h, Théo Brandão será destaque na mesa “O folclore e a literatura”, com a participação de Bruno Cesar Cavalcanti, Lêdo Ivo, Luiz Gutemberg, Radjalma Cavalcante e Válnia Brandão Wanderley.

Em todos os dias do evento, o Museu Théo Brandão (MTB) vai marcar presença com um estande, que será aberto na primeira noite. Nos demais dias, o funcionamento será das 9h às 17h. De acordo com o diretor administrativo do MTB, Victor Sarmento, o público vai poder contar com monitores que vão falar sobre Théo Brandão e sobre a história do museu que leva o seu nome. O visitante também vai ter a oportunidade de ver algumas peças do museu e comprar livros sobre cultura popular.

Carlito Lima explica que a escolha de Théo Brandão como um dos homenageados foi realizada por uma comissão da Prefeitura de Marechal de Deodoro, promotora da festa. “Resolvemos homenagear Théo Brandão porque foi o maior folclorista de Alagoas, talvez do Brasil. Ele era uma pessoa muito ligada ao cordel, à literatura. Essa homenagem é mais do que merecida”, destacou.

Para ver a programação completa da flimar, clique aqui.