Software desenvolvido na Ufal contribui para a comunicação entre pesquisadores

Com o microblog fica mais fácil visualizar as atividades desempenhadas pelos grupos de pesquisa e trocar informações

- Atualizado em
Diogo Cintra desenvolveu o software a partir das ideias de 4 pesquisadores

Lenilda Luna - jornalista

A ideia é a mesma difundida pelo twitter, compartilhar informações rápidas e instantâneas entre pessoas. Mas o T-Blog, concebido pelos pesquisadores Eduardo Setton, William Wagner, Adeildo Soares e Eduardo Nobre, e desenvolvido por Diogo Cintra, pesquisador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas, tem alguns diferenciais. "É uma rede corporativa e o interesse é compartilhar informações sobre as atividades dos integrantes de grupos de pesquisa no LCCV", explicou Diogo.

O T-Blog já está em uso desde 2009, mas só recentemente o registro do software foi feito pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Agora que o software é uma propriedade da universidade, o produto está protegido em caso de tentativas de copiá-lo. Por enquanto, são cerca de 120 usuários, que comunicam suas atividades científicas diárias em mensagens de no máximo 256 caracteres. "A nossa intenção é divulgá-lo para outros grupos de pesquisa fora do LCCV", informou Diogo Cintra.

Por enquanto, fora da Ufal, o microblog é utilizado também por pesquisadores que atuam na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. "Temos algumas atividades em parceria e o T-blog facilita o acompanhamento do comportamento dos pesquisadores do grupo. Podemos perceber quem está mais atuante, quem está em férias, quem precisa de informações, pelas postagens diárias", destacou o criador do T-blog. Apesar de ser uma rede social e também poder ser acessada pela internet, Diogo Cintra ressalta que a intenção não é torná-lo uma ferramenta aberta. "Temos que prezar pela segurança das informações e por isso, o acesso continuará restrito aos integrantes de grupos de pesquisa, que podem ser identificados pelos demais usuários”.

O T-blog tem algumas ferramentas para acompanhar a quantidade de postagens, pesquisar palavras-chave, gerar relatórios e ainda direcionar as informações de maior relevância para cada usuário, destacando as palavras mais utilizadas por cada um. "Desta forma, o T-blog pode ser utilizado até para avaliação de desempenho dos bolsistas, permitindo o acompanhamento constante dos coordenadores dos grupos", concluiu Diogo Cintra.