Propep divulga programação de eventos científicos e inovação tecnológica

De 3 a 6 dezembro, mais de 600 trabalhos científicos de alunos de Maceió e Arapiraca serão avaliados; bolsistas terão projetos julgados por comissão vinda de outros estados

- Atualizado em
Sílvia Uchôa convoca os estudantes para participar dos eventos

Lenilda Luna - jornalista

Vem aí um evento fundamental para os estudantes que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). De 3 a 6 de dezembro, eles estão convocados a participar do 22º Encontro de Iniciação Científica, com apresentação de 583 trabalhos em Maceió e Arapiraca, e do 5º Seminário de Inovação Tecnológica, onde serão expostos 42 projetos.

A abertura será no próximo dia 3, às 9h, no auditório do antigo Centro de Ciências da Saúde (Csau), no Campus A. C. Simões, com a palestra “Pesquisa e Inovação nas Universidades”, com o professor Paulo Ancelmo Ziani Suarez, da Universidade de Brasília (UnB). O encontro do Pibic vai acontecer por áreas, em cada unidade acadêmica, no Campus A.C. Simões e no Campus Arapiraca. Já o de Inovação Tecnológica será concentrado no auditório da Biblioteca Central.

"Nos últimos anos, estávamos realizando esses encontros dentro da programação do Congresso Acadêmico. Mas agora em 2012, resolvemos antecipar para dar oportunidade a todos os alunos de apresentarem seus trabalhos", destacou a professora Sílvia Beatriz Beger Uchôa, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, da Pró-reitoria de Pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal e Alagoas (Ufal).

Durante os dois encontros, professores de universidades de outros estados vão avaliar os trabalhos de pesquisa científica e de inovação tecnológica desenvolvidos pelos estudantes de graduação da Ufal. "Essa observação de avaliadores externos é uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para certificar os estudantes e renovar as bolsas", explicou Sílvia Uchôa.

Além disso, a coordenadora destaca que as apresentações orais na universidade são muito importantes para que os estudantes se preparem para apresentar trabalhos em conferências e congressos em outros estados. "É assim que vamos formando cientistas com capacidade de explicar seus projetos", ressaltou.

Para Sílvia Uchôa, as oportunidades de iniciação científica e de inovação tecnológica estão crescendo na Ufal. A professora recomenda aos alunos que entraram recentemente da universidade que também acompanhem esses encontros e comecem a se engajar em grupos de pesquisa. "Além de aumentar a quantidade de bolsas na instituição, temos várias ofertas de intercâmbio nacional e internacional para os estudantes que demonstram interesse em desenvolver projetos científicos", afirmou.

Segundo a professora, o engajamento na pesquisa desde os primeiros anos de curso é fundamental para os estudantes que já visualizam um interesse em seguir a carreira acadêmica. A iniciação científica prepara o caminho para o mestrado e o doutorado. Mas os alunos que se voltam para o mercado de trabalho também ganham muito com a iniciação científica e a inovação tecnológica. "A participação nos grupos de pesquisa enriquecem o currículo e isso também é levado em conta pelas empresas que querem funcionários com disposição para compartilhar conhecimentos, produzir e inovar", orientou Silvia Uchôa.

Os encontros serão abertos à comunidade acadêmica e aos demais interessados. Os melhores trabalhos, sendo dois de cada curso, serão selecionados para a apresentação no Congresso Acadêmico da Ufal, que será realizado no Centro de Convenções, em abril de 2013.

Confira a programação dos dois eventos nos arquivos em anexo: