Projeto da Ufal combate o uso de drogas no Agreste

Estrela de Alagoas realiza evento para apresentar resultados e divulgar livro sobre ações implantadas

- Atualizado em
A dança ajudou como alerta contra uso de drogas

Bruno Cavalcante – estudante de jornalismo

A implantação de Observatório e ampliação ao atendimento a dependentes químicos, na região do Agreste alagoano foram temas do 2º Fórum sobre Drogas, em Estrela de Alagoas. O evento fez parte das ações do projeto “Práticas socioeducativas: estratégia para redução de danos e prevenção do uso de drogas por adolescentes e jovens”. As experiências colhidas no programa serão reunidas no livro “Redução de danos e prevenção do uso de drogas: contribuições para práticas socioeducativas”, com lançamento marcado em 2013, com selo da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

Cerca de 500 pessoas estiveram no evento, entre elas, estudantes da rede pública de ensino, profissionais da saúde, educação e assistência social, além de representantes do poder público municipal e de instituições não governamentais. A atividade ocorreu em 21 deste mês, na Escola Estadual Luiz Duarte. A ação foi financiada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal.

Para inibir o consumo bebidas e tabaco, o professor Sóstenes Ericson, coordenador do projeto, destacou a colaboração de comerciantes locais. “Além disso, há necessidade de mudança cultural, pois o uso de drogas lícitas por adolescentes e jovens é tratado com bastante naturalidade no município.”, acrescentou.

O prefeito José Almerino destacou a importância da parceria entre município e Ufal que tem trazido resultados na área de prevenção ao uso de drogas. “A cidade é a única do agreste que desenvolve um projeto como esse. Ele tem sido referência regional nas ações socioeducativas”, destacou.