Programa de empreendedorismo planeja expansão no Campus do Sertão

Servidores de Arapiraca e Delmiro Gouveia receberam orientações de como montar negócios voltados à inovação tecnológica

- Atualizado em
Professora Silvia Uchôa palestra em Demiro Gouveia

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

Visando ao empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual de futuras empresas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NTI) e Incubadora de Empresas (Incubal) visitaram os campi de Arapiraca e Delmiro Gouveia. Na ocasião, a professora Silvia Beatriz Uchôa, representante da Coordenação de Programas
Especiais (CPE), reuniu-se com servidores para apresentar casos sucedidos e estimular novos negócios no campo da tecnologia. Esteve em pauta também a proteção à pesquisa na área.

Há 13 anos, a Incubal mantém um programa de apoio e orientação ao desenvolvimento de empresas tecnologicamente inovadoras com fins lucrativos. Os empreendimentos nascidos desse processo passam a prestar serviço à Ufal, como também ao mercado externo. Exemplos disso, são a Xprint e Lúmen atuantes no mercado há um ano. Elas são voltadas a aplicativos móveis para celulares, smartphone ou palmtop, por exemplo; e construção de websites, respectivamente.

Silvia Uchôa orientou docentes do campus Arapiraca sobre formação de parcerias à interiorização das ações do NTI e da Incubal. Em Delmiro Gouveia, a CPE participou de palestras voltadas à divulgação de ações de propriedade intelectual e empreendedorismo entre aluno e professores. O ciclo dessas atividades foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial Engenharias. Servidores e técnicos também receberam direcionamentos. A programação ocorreu em 11 e 12 de novembro de 2012.