Professores debatem Economia alagoana

Docentes da Feac participam de Ciclo de Debates em Gestão Financeira

05/11/2012 13h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Francisco Rosário apresentou pesquisas desenvolvidas no Mestrado em Economia da Ufal

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas participaram do Ciclo de Debates em Gestão Financeira, realizado na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), no final de outubro. Os docentes Francisco Rosário, Luiz Eduardo Simões e Reynaldo Ferreira ministraram a palestra Economia Alagoana: perspectivas, por meio da qual destacaram os rumos e os desafios para o desenvolvimento econômico do Estado de Alagoas, que teve como moderadora a professora Fátima Previdelli.

O coordenador do mestrado em Economia, Francisco Rosário, destacou dados e pesquisas regionais desenvolvidos pelo programa de pós-graduação e apresentou as condições do Estado para futuros investimentos. “É necessário superar velhos preconceitos estabelecidos pela falta de pesquisa empírica mais aprofundada”, salientou.

O professor Luiz Eduardo Simões, coordenador do curso de Economia da Ufal, discutiu aspectos territoriais, demográficos e de distribuição da renda em Alagoas em comparação aos outros Estados da região Nordeste. Já Reynaldo Ferreira reforçou a necessidade de ser aplicada renegociação do passivo estadual, por considerá-la instrumento que possibilita o desenvolvimento sustentável das finanças e o crescimento alagoano. Ferreira também falou sobre a situação fiscal de Alagoas. “O Estado é pressionado por uma dívida incapacitante para investimentos em formação bruta de capital”, disse.