Pesquisadora da Esenfar ganha prêmio em Congresso Brasileiro de Enfermagem

Jovânia Marques concorreu com a tese de doutorado sobre gravidez na adolescência entre as quilombolas da Ilha de Maré

- Atualizado em
Jovânia fez pesquisa sobre o significado da gravidez para adolescentes quilombolas | nothing

Lenilda Luna - jornalista

Jovânia Marques de Oliveira e Silva, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e professora do curso de Enfermagem da Ufal, ganhou o prêmio  "Maria Cecília Puntel de Almeida" pela tese de doutorado em Enfermagem intitulada "Significado da gravidez para adolescentes quilombolas: um olhar etnográfico pela enfermagem". A premiação aconteceu durante o 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que aconteceu em Porto Alegre, no período de 29 de outubro a 1º de novembro.

O prêmio foi instituído  em 2009 pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e patrocinado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP - USP). Os trabalhos inscritos para o Prêmio Maria Cecília Puntel de Almeida são resultado de dissertação ou tese defendida em programa de pós-graduação.

A tese premiada foi fruto de um trabalho de quatro anos, durante os quais Jovânia Marques mergulhou no universo das quilombolas da Ilha de Maré, na baia de Todos os Santos, em Salvador, para saber como esta comunidade de artesãos, marisqueiras e pescadores se comportava diante da gravidez na adolescência. Apesar de ser um fenômeno cercado por traumas e preocupações, na maioria das culturas, a pesquisadora percebeu que, na Ilha, a situação é aceita pela família e pela própria gestante com mais naturalidade.

A pesquisa também ganha destaque por reunir conceitos da enfermagem e da antropologia. "A partir de um olhar etnográfico, eu quis avaliar essa realidade, levando em consideração a história e a cultura onde a mulher está inserida", explicou Jovânia. A pesquisa foi realizada durante o doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal da Bahia, com orientação da professora Climene Laura de Camargo, e concluída em fevereiro deste ano.

Veja matéria sobre a pesquisa