Pesquisador do Instituto de Matemática é destaque em revista científica nacional

Hilário Alencar é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro titular da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento

- Atualizado em
Trabalho de Hilário Alencar tem reconhecimento internacional | nothing
Trabalho de Hilário Alencar tem reconhecimento internacional
Redação Ascom

O professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal e Alagoas, Hilário Alencar, tem um extenso currículo na área de pesquisa e do magistério. Com experiência reconhecida internacionalmente, ele é um dos sete cientistas brasileiros a compor a Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS ), uma das mais importantes organizações associadas à Unesco, com a missão de promover o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, nos países em desenvolvimento. A organização reúne os mais renomados cientistas desses países da Índia, Brasil, China, África do Sul, entre outros.

O cientista também é presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos voltada principalmente para estimular o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Matemática no Brasil. Entre suas ações atuais destacam-se: o estímulo ao ensino de qualidade em todos os níveis, através da produção e divulgação de textos matemáticos; a promoção de reuniões científicas periódicas e o incentivo ao intercâmbio entre profissionais de Matemática do Brasil e do exterior.

No último sábado, a revista Com Ciência, de jornalismo científico, publicou uma entrevista com o professor Hilário Alencar onde ele traça as perspectivas para o ensino e pesquisa na área de Matemática. “ A ignorância matemática é tão grave quanto analfabetismo”, afirma o professor. Confira no link