Olímpiada Brasileira de Matemática premia alunos de escolas públicas de Alagoas

A solenidade foi presidida pelo reitor Eurico Lôbo e ficaram para Alagoas: 4 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata, 22 medalhas de bronze e 129 menções honrosas

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo com os alunos alagoanos premiados na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Diana Monteiro – jornalista

A chegada de alunos de escolas públicas oriundos de todas as regiões de Alagoas e da capital para participarem da solenidade de Premiação Regional da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública (OBMEP), comprovou mais uma vez a crescente inserção da Universidade Federal de Alagoas na sociedade local. A premiação, bastante concorrida, na quarta-feira, 28, no auditório da Reitoria,  contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica, de familiares dos alunos, autoridades municipais e estaduais

Ao presidir a solenidade, o reitor Eurico Lôbo, muito emocionado, parabenizou a todos e    solicitou aos presentes aplausos para os alunos participantes, destacando que é pela educação que se faz a transformação social. “Vocês não sabem o quanto representam para o nosso Estado. Vocês são vencedores por virem de escolas, na maioria em precárias condições, mas aceitaram o desafio e sagraram-se vitoriosos. Futuramente serão nossos alunos e a Ufal está de portas abertas para recebê-los”.

Indo de encontro às adversidades que permeiam o crítico nível educacional local, o Estado de Alagoas obteve na 7ª Olimpíada de Matemática destaque nacional  e pela primeira vez ganhou quatro medalhas de ouro. O excepcional desempenho foi mencionado durante a premiação nacional, em agosto, no Rio de Janeiro, pela presidenta Dilma Roussef e pelo diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Cesar Camacho.  Ficaram para Alagoas quatro medalhas de ouro, duas  medalhas de prata , 22 medalhas de bronze e 129 menções honrosas.

Os  alunos Indiana Jones  Santos, do Grupo Municipal Coronel Gois Monteiro, do munícipio de Coruripe; José Elenilson Gomes, da Escola de Ensino Fundamental de Sena Filho e Samuel dos Santos Oliveira, da Escola Estadual Álvaro Paes, do município de Coité do Nóia; e Eduardo dos Santos Silva, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió, foram os alagoanos medalhistas de ouro. Eduardo já concluiu o ensino médio, não participou da solenidade de premiação por residir atualmente no exterior. Ele recebeu uma bolsa  para estudar  em Madri (Espanha).

A Ufal  é a responsável pela Olimpíada de Matemática em Alagoas, que está há quatro anos sob a coordenação do professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática (IM), também coordenador do evento no Nordeste. Além de Adelailson, integram a equipe local o professor Sinvaldo Silva da Gama, que faz o treinamento dos estudantes participantes, e um grupo de monitores formado por alunos do curso de Matemática.

“Na 7ª Olimpíada, que se refere ao ano de 2011, foram inscritos em todo o país 20 milhões de alunos de escolas públicas e Alagoas participou com 370 mil estudantes. Deste total, 159 alunos conseguiram destaque no evento e pela primeira vez o Estado  conseguiu  ganhar 4 medalhas de ouro destacando-se nacionalmente”, enfatizou o coordenador  Adelailson Peixoto.  A OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC). Conta com apoio do CNPq e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem como público alvo alunos da rede pública de ensino a partir do 6º ano até o final do ensino médio.

Premiação e homenagens

Além de alunos, a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública (OBMEP) premiou as escolas vencedoras, professores e fez homenagens. Da Capital, recebeu troféu o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. A Escola de Ensino Fundamental de Sena Filho e Escola Estadual Álvaro Paes, do município de Coité do Nóia, recebeu cada uma, um computador e um kit de projeção móvel.

Os professores Adriano Valeriano da Silva e Claudino Monteiro, das escolas de Coité do Nóia, receberam computador portátil com pacotes de programas livres relacionados ao ensino da matemática. O professor Djalma Felix Nascimento, do Grupo Municipal Coronel Gois Monteiro, de Coruripe, também foi agraciado com o mesmo prêmio, assim como o professor Gélio Teotônio Cavalcante, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de Palmeira dos Índios.

A secretária municipal de Educação de Coité do Nóia, Rejane Porto, além da homenagem recebeu troféu pelas duas medalhas de ouro. Foram homenageados também  os secretários municipais de São Jose da Laje e de São Luiz de Quitunde.

Agraciado com o prêmio menção honrosa, o aluno Weverton Lopes Cândido, de 12 anos, e cursando o 8º ano no município de Ibateguara. “Agradeço a minha família, aos meus professores e à diretora da minha escola por esse prêmio. Continuarei participando da Olimpíada e futuramente estarei na Ufal como aluno do curso de Engenharia Civil”, afirmou o jovem estudante de olho no seu futuro promissor.