Neab abre inscrição para seleção de alunos cotistas e professores

Programa Òde Ayè oferece 30 vagas, com bolsas de R$ 400 mensais, para estudantes do sistema de cotas. As inscrições seguem até o dia 29 deste mês

- Atualizado em

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Alagoas vai selecionar bolsistas e  orientadores  para  o Programa de  Ações Afirmativas “Òde  Ayè”. As inscrições podem ser feitas até 29 de novembro. O programa, voltado aos alunos cotistas, oferece 30 bolsas de extensão no valor de R$ 400. Os interessados devem preencher formulários e enviá-los para o e-mail neab@hotmail.com, se for professor, e progamasproex2@yahoo.com.br, se estudante.

Com o tema “Oportunidades e desafios na desigualdade, na diversidade e na exclusão entre os jovens de Alagoas”, o programa será desenvolvido de janeiro a dezembro de 2013. Fazem parte das atividades a capacitação dos alunos, efetivação de pesquisas sobre as políticas públicas do ambiente escolar, voltadas para as questões raciais sob a coordenação de professores, e análise dos dados coletados e produção de artigos, com orientação de professores. Será editado um livro com os trabalhos desenvolvidos durante a vigência do projeto.

O programa “Òde Ayè” pretende atender à demanda de necessidades da população afrodescendente de Alagoas, a partir da geração de dados que possam aferir e integrar com o público alvo a possibilidade de superação de suas realidades. Segundo o IBGE, 65% da população alagoana é constituída por afrodescendentes e que 67% deste contingente encontra-se abaixo da linha da pobreza.

Processo seletivo dos cotistas

Podem participar da seleção os estudantes cotistas, que estejam regularmente matriculados em qualquer período de graduação na Ufal. Os interessados devem preencher duas condições: não estar recebendo outro tipo de bolsa e ter média geral igual ou superior a 6 nas disciplinas cursadas, tendo no máximo duas recuperações, exceto alunos do 1º semestre. A lista dos aprovados será divulgada no dia 14 de dezembro de 2012, no portal da universidade.

Os candidatos deverão fazer uma redação com o tema “Racismo e Desigualdades Sociais”. O texto deverá constar de pelo menos duas laudas, com espaçamento 1,5, fonte Times New Roman e margens direita e superior com 2cm e esquerda e inferior, 3cm. No formulário de inscrição há um espaço específico para o desenvolvimento do assunto.

Nos arquivos em anexo estão os formulários para alunos e professores e alunos e o edital do programa.