Ministro do Esporte visita Ufal para conhecer projeto do complexo esportivo

Aldo Rebelo é recebido pela reitora em exercício, Rachel Rocha, pró-reitores e professores de Educação Física

- Atualizado em
Rachel Rocha e pró-reitores com o ministro Aldo Rebelo | nothing
Rachel Rocha e pró-reitores com o ministro Aldo Rebelo

Simoneide Araújo – jornalista

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Maceió e visitou a Universidade Federal de Alagoas, nesta sexta-feira, 16,  para conhecer o projeto do complexo esportivo que será construído na instituição. A reitora em exercício, Rachel Rocha, pró-reitores e professores do curso de Educação Física receberam o ministro, alagoano e ex-aluno da Ufal.

O complexo esportivo da universidade será construído com investimentos do Ministério do Esporte, da ordem de R$ 25 milhões. Parte desses recursos, já foi liberado por meio de convênio firmado em junho deste ano, que integrou a Ufal à Rede Cenesp - programa do governo federal em parceria com a Secretaria Nacional de Esporte e os comitês Olímpico e Paralímpico brasileiros.

A Ufal passará a ser dotada de dois estádios, um de futebol e um olímpico, com capacidade técnica para receber competições internacionais e servir de base de treinamento para seleções ou agremiações. A professora Leonéa Santiago fez a apresentação dos projetos e ações que serão desenvolvidos de forma multidisplinar, para atender à comunidade que vive no entorno da universidade. A proposta é descobrir e incentivar o desenvolvimento de novos, futuros talentos do esporte.

Ela agradeceu o apoio do pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, e das equipes dos projetos elaborados. “Tudo o que fizemos e estamos apresentado é resultado de um esforço conjunto para melhorar a estrutura do curso na universidade. Vamos atender a demandas tanto em Maceió como no interior. Delmiro Gouveia terá um projeto que vai incentivar a prática esportiva”, ressaltou Leonéa

Aldo Rebelo parabenizou a professora pela exposição e pelos projetos e garantiu apoio aos projetos. “Pode contar com nosso apoio e do Ministério para concretizar as ações propostas”, declarou.

Projeto arquitetônico

O arquiteto responsável pelo projeto do complexo, Jorge Marcelo, apresentou a planta da nova estrutura esportiva na Ufal. O que existe hoje na universidade será reformado para atender às especificações técnicas de competições nacionais e internacionais. “Também serão construídas novas áreas como piscina e centro de reabilitação, alojamentos, vestiários adaptados, pista de atletismo, quadra coberta e quadra de vôlei de praia. As quadras existentes serão redesenhadas”, destacou.

O pró-reitor Pedro Nelson, reafirmou que o projeto vai atender não só às práticas esportivas, mas às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. “Teremos condições de atender às competições de grande porte, como serão Jogos Olímpicos de 2016”, disse.

Entrega de troféu

Durante a reunião, o ministro também fez a entrega simbólica do troféu do Jogos Universitários Alagoanos (Juas) a atleta Jamylle Mendes. Ela representou o time de handball da Ufal, campeão do Juas e terceiro colocado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

O ministro também recebeu o livro comemorativo dos 50 anos da Ufal e uma camisa com o brasão da instituição. “Sabemos que o senhor já vestiu a camisa da universidade quando foi aluno da instituição e agora irá vesti-la como ministro. É uma simples homenagem, mas muito significativa”, disse Pedro Nelson.