Inscrições abertas para mestrado em Agronomia

Processo seletivo para as turmas 2013.1 acontece até 4 de dezembro

09/11/2012 12h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Agronomia da Universidade Federal de Alagoas oferta vinte vagas para candidatos ao mestrado na área de Produção Vegetal. As inscrições são realizadas até o dia 4 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), situado no município de Rio Largo. O curso atende às demandas de profissionais com nível superior em Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e demais formações relacionadas à otimização da prática agrícola.

Os interessados devem possuir formação em instituições oficiais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e interesse pelas linhas de pesquisa oferecidas pelo programa de pós- graduação, como Controle Integrado de Pragas e Doenças de Culturas Tropicais; Ecofisiologia de Culturas Tropicais; Manejo do Solo e da Água na Produção Vegetal; e Melhoramento e Manejo de Culturas Tropicais.

As inscrições são realizadas mediantes apresentação de documentação obrigatória para a participação no processo seletivo. Os interessados devem entregar formulário de inscrição constante no edital; foto 3x4; cópias autenticadas da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do título de eleitor, e do comprovante de quitação com a Justiça brasileira. No caso dos homens, as exigências também incluem cópia do comprovante das obrigações militares. Já para os pesquisadores do exterior, é obrigatória a apresentação da cópia do Registro Nacional de Estrangeiros ou do passaporte.

Os documentos também podem ser entregues via postal para o endereço disposto no edital, por Sedex. Os candidatos que optarem pelo envio de correspondência devem, obrigatoriamente, informar a escolha à coordenação do programa de pós-graduação, por meio dos endereços eletrônicos eurico@ceca.ufal.br ou eepl@uol.com.br.

Além da documentação pessoal, os interessados devem apresentar cópias autenticadas do diploma ou da certidão de conclusão do curso; do histórico escolar da graduação; e do Curriculum Vitae preenchido no formulário Lattes, do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obedecendo a todas as recomendações estabelecidas do edital do mestrado.

Processo seletivo

O processo seletivo será mediado pela comissão de seleção, composta por professores do curso de Agronomia da Ufal. O resultado da homologação das inscrições está previsto para o dia 7 de dezembro. Em seguida, haverá análise do histórico escolar de cada candidato no dia 14 do mesmo mês. A prova de conhecimentos específicos está programada para o dia 16 de janeiro do próximo ano e a análise curricular deve acontecer entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

O resultado final do processo seletivo para alunos de pós-graduação stricto sensu em Agronomia será divulgado no dia 8 de fevereiro, pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e pela coordenação do curso. As informações estarão disponíveis nas páginas eletrônicas dos concursos e do Ceca.

Confira as informações completas no edital.