II Festival de Cinema Universitário de Alagoas mobiliza a cidade de Penedo

Sessões de filmes, debates e oficinas movimentam a histórica cidade de Penedo

07/11/2012 11h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Renata Menezes - estudante de jornalismo

Desde 2011, a cidade histórica de Penedo é sede do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, fruto da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e empresas públicas e privadas. O Festival pretende estimular a produção audiovisual universitária em todo o país e este ano acontecerá entre 13 e 17 de novembro, homenageando o cineasta Cacá Diégues, nas comemorações dos 50 anos de sua carreira.

Entre os dias 13 e 16, durante as tardes e noites, o público terá a oportunidade de assistir a filmes nacionais em curta e longa metragem, participar de debates e responder a consulta de júri popular sobre o melhor filme da Mostra Competitiva. As exibições acontecem tanto no Teatro Sete de Setembro como na Praça 12 de abril (Orla do Velho Chico).

Este ano, o Festival recebeu 92 pré-inscrições na internet para a Mostra Competitiva, mas apenas 56 foram efetuadas. A comissão de seleção elegeu 27 filmes produzidos por estudantes, professores e funcionários de instituições de ensino superior do país, que terão direito à hospedagem cedida pela organização. Dentre os filmes selecionados, estão três produções realizadas em Alagoas – “Borboletas Delicadas”, de Wladimyr Lima, “12:40”, de Dário Junior, e “Hoje tem espetáculo?”, de Andradina Azevedo e Dida Andrade.

Os filmes serão exibidos no Teatro Sete de Setembro, às 19h30, e julgados pelos professores de cursos de cinema e audiovisual Marcelo Ikeda (UFC), Ninho Moraes (Faculdade Cásper Líbero), Paulo Cunha (UFPE) e Pedro Nunes (UFPB). Nesta edição, os realizadores concorrem a três categorias: Melhor Curta-Metragem – Júri Oficial, Melhor Curta-Metragem – Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano. As premiações serão concedidas pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Os rumos do audiovisual

A programação do Festival inclui a realização do II Encontro Alagoano de Cinema, que terá início com a conferência de abertura, ministrada por Paulo Cunha, professor do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele discutirá a importância da formação acadêmica para a descentralização da produção de filmes no Brasil. Outros debates acontecerão na Casa da Aposentadoria, com a realização das mesas-redondas “Audiovisual em Alagoas”, “Formação Universitária em Cinema” e “Acesso e Circulação”, que contarão com a participação de professores e realizadores do audiovisual brasileiro, visando estimular a produção e a circulação de filmes e ampliar as discussões sobre cinema nas universidades.  Na Casa da Aposentadoria, ainda será possível conferir a exposição das obras de Dorio Feitosa, artista penedense que utiliza a técnica do betume judaico sobre Eucatex para produzir seus quadros.

No Encontro, haverá espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos e a realização de três oficinas coordenadas pelo Sesc: Cinema de Brinquedo, com Nataska Conrado; Prática Cineclubista, com Hermano Figueiredo; e Micro-vídeos, com Alice Jardim.  As inscrições para as oficinas estarão abertas entre 1 e 9 de novembro.

Para os interessados em participar do Festival como ouvinte, a organização está disponibilizando alojamento com 40 vagas na parte interna e 15 vagas para barracas de camping de até 2 pessoas.

Mostras paralelas

Os 14 cineclubes parceiros do Festival coordenam as exibições das mostras Infantil e Cineclubista. Longas e curtas-metragens brasileiros compõem as mostras que acontecem, respectivamente, no Teatro Sete de Setembro, a partir das 14h, e na Praça 12 de Abril, às 22h30.

A programação ainda conta com a exibição dos filmes “O Homem, o Rio e o Penedo”, de Werner Sales, “Narradores de Javé”, de Eliana Caffé, “Navegantes”, de Pedro da Rocha, e “A Máquina”, de João Falcão, que compõem a Mostra de Cinema Ambiental, coordenada pelo Museu de História Natural (MHN) e pelo Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial de Penedo (NEAPP), atrelados à Ufal. As exibições acontecem às 16h, no Teatro.

O Festival de Cinema Universitário de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, com o patrocínio do BNB, Governo Federal, Prefeitura de Penedo, Algás, Sebrae e Grupo Toledo, apoiado pela Codevasf, Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). O evento conta também com a parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Alagoas, Ideário, Imprensa Oficial e da empresa júnior Way Turismo e Consultoria.