Exposição fotográfica vai mostrar cotidiano de catadores de recicláveis

“Catadores de Vida” ficará na Biblioteca Central da Ufal, de 26 a 30 de novembro

- Atualizado em
Foto do lixão de Delmiro Gouveia faz parte da exposição

Redação Ascom

De 26 a 30 de novembro será realizada a exposição fotográfica “Catadores de Vida”, no salão principal da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas. Segundo o coordenador Cezar Nonato Candeias, o objetivo da exposição é ilustrar o cotidiano dos catadores de materiais recicláveis – das cidades de Delmiro Gouveia, Coruripe e Maceió – de uma maneira natural e simplista.

O trabalho é uma mostra do documentário que será lançado no próximo mês de dezembro. “A metodologia foi aplicada de acordo com bases antropológicas, na busca de uma visão imparcial do objeto estudado, deixando a par a interpretação do observador”, explicou Cezar Nonato.

A exposição é uma iniciativa Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol), integrada ao núcleo local da Unitrabalho da Ufal, que desenvolve projetos voltados para reflexão e valorização do trabalho, bem como práticas do desenvolvimento sustentável. De acordo com Nonato, o projeto Insolidum capacita e objetiva a autonomia de trabalhadores informais que estejam em situações consideradas frágeis com atuação na área de materiais recicláveis, adaptando-os ao mercado consumidor, inserindo conhecimentos adquiridos na universidade.

Além de Cezar Nonato, participam da equipe Alexsandro Tenório de Oliveira, Guilherme Lins dos Santos, Hellen Christina da Silva Araújo, Keren Fonseca de Lima e Keyla Cristina Correia Santos