Estudantes de Engenharia de Pesca são aprovados em concursos públicos

Sete recém-formados foram aprovados em concursos diferentes

04/11/2012 22h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Diana Monteiro – jornalista

Os primeiros frutos do curso de Engenharia de Pesca começam a ser colhidos com aprovação em concursos públicos de sete alunos recém-graduados e graduandos pela Universidade Federal de Alagoas. Os alunos foram aprovados em concursos no Estado do Tocantins, no Instituto Federal de Sergipe e na Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo), da Agência Nacional de Águas que tem projetos direcionadas à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Foram aprovados nos concursos os seguintes recém-formados: Robson Batista e Bárbara Calheiros (ABG Peixe Vivo); Valéria Melo, Rogério Dantas e Warly Santos (no Estado do Tocantins);  Robson Silva  e José Ronaldo Pereira (no Instituto Federal de Sergipe). A inserção dos alunos oriundos da primeira turma de Engenharia de Pesca no mercado de trabalho foi comemorada pelo professor Emerson Soares, primeiro coordenador do curso.

“Parabenizo os alunos pelo êxito obtido. Aproveito para destacar o empenho e a dedicação de um corpo docente qualificado e comprometido com o projeto pedagógico que busca a cada dia a formação de futuros engenheiros de pesca aptos para contribuir com o desenvolvimento do setor pesqueiro local, regional e nacional”, afirma Emerson.

A atual coordenadora do curso, Taciana Krammer, comunga da mesma opinião e enfatiza que os alunos são preparados para disputar o mercado de trabalho dentro da realidade atual. “Os alunos disseram não ter dificuldade para a participação nos concursos que destinou vagas para engenheiros de pesca,  por terem visto durante a graduação,  o conteúdo exigido”, afirma Taciana.

Taciana e Emerson consideram a formação generalista, humanista, ética, crítica e reflexiva aplicada durante o curso um fator muito importante para que se obtenha bom resultado acadêmico e profissional. O curso de Engenharia de Pesca funciona na Unidade de Penedo, tem duração mínima de 5 anos e máxima de 9 anos e oferta anualmente 40 vagas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Reconhecimento

Realização de estudos científicos, parcerias para atividades práticas acadêmicas na área de aquiculturas são algumas atividades promovidas pelo curso de Engenharia de Pesca visando à formação profissional qualificada de seus alunos. Entre os parceiros, estão o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, conhecido como Ceraqua do São Francisco e o Centro Tecnológico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do são Francisco e do Paranaíba (Codevasf), localizado no município alagoano de Porto Real do Colégio.

O início do processo de reconhecimento do curso de Engenharia de Pesca se dará com a vinda da Comissão de Avaliação de Curso designada pelo Ministério da Educação, que estará em Penedo de 7 a 9 de novembro.