Energia alternativa é discutida em evento internacional

A produção de recursos vegetais para geração de energia renovável é o foco da programação de EnerBiomassa’12 até o dia 23

- Atualizado em
Secretário de Planejamento Luiz Otávio Gomes abriu o EnerBiomassa 2012

Manuella Soares - jornalista

“O primeiro país no mundo para produzir biomassa é o Brasil!”. A opinião é do professor Daniel Thomas, da Université de Technologie de Compiègne, na França, que proferiu uma palestra na manhã desta quarta-feira, 21, no Hotel Jatiúca, em Maceió, dentro da programação do EnerBiomassa’12, realizado pela Secretaria de Planejamento de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Ufal.

O professor explicou sobre os princípios dos ecossistemas de biorrefinagens para uma plateia composta por estudantes, pesquisadores e empresários dos setores ligados à produção de energia recursos vegetais, em especial a cana-de-açúcar. O secretário de Planejamento de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otávio Gomes, abriu o evento, que acontece até a próxima sexta-feira, 23, num discurso otimista sobre a possibilidade do Estado se tornar referência em produção de biodiesel.

“Alagoas vive uma nova realidade nas pesquisas e no etanol de 2ª geração. A produção de biodiesel é um futuro próximo porque partimos para buscar novas variedades da cana-de-açúcar. Alagoas pode ser autossuficiente em energia a partir do setor sucroalcooleiro”, disse. Gomes enfatizou o Estado como o 5º maior produtor de cana do país em 2011 e afirmou que Alagoas tem potencial para produzir 90 kW/h por tonelada da matéria-prima. Número bem superior à realidade atual, que não chega a 30 kW/h.

É com o pensamento no futuro que a professora da Ufal, Vera Dubeux, membro do Comitê Científico e Técnico Internacional do evento, vai ministrar uma palestra na programação desta quinta-feira. Segundo Dubeux, é preciso planejar as estratégias até 2050. “Já foram feitos muitos levantamentos que verificam o poder que temos para usar os recursos, sem pôr em risco todo o resto. Porque quando falamos em biomassa não podemos pensar só como energia, mas com um conceito de renovável, sustentável. O mundo é heterogêneo, os continentes são diferentes e, o Brasil, tem uma área agricultável enorme, além de recursos disponíveis de uma quantidade indiscutível. Mas nós ainda ocupamos uma superfície mínima para produzir biomassa em relação ao que se tem de produção alimentar”, ressaltou.

Energia da Biomassa

Biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, (vegetal, animal, microrganismos, como cana-de-açúcar, mamona, eucalipto). A utilização da energia da Biomassa é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia.

Diversas usinas de açúcar e destilarias estão produzindo metano a partir da vinhaça. O gás resultante é utilizado como combustível para o funcionamento de motores estacionários das usinas e de seus caminhões e, o bagaço como combustível.

Segundo dados da Secretaria de Planejamento de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, o Estado já comercializa energia produzida a partir do bagaço da cana para outros estados. Quatro usinas estão inseridas no Proinfa - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia, do Ministério de Minas e Energia.