Enem mobiliza em Alagoas cerca de cem mil candidatos

Candidato deve ter atenção ao horário: portões serão abertos às 11 horas e fechados ao meio-dia

01/11/2012 15h56 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Diana Monteiro – jornalista

Acontece neste fim de semana, 3 e 4 de novembro ( sábado e domingo) sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio,  o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), com a participação de 5.790.989 candidatos. Os portões de acesso ao exame serão abertos ao meio - dia e fechados às 13 horas (horário oficial de Brasília).

Em Alagoas, o candidato deve ter atenção ao horário. Os portões serão abertos às 11 horas e fechados ao meio-dia. As provas serão aplicadas em 23 municípios e dos mais de cem mil inscritos, 88. 795 candidatos confirmaram inscrição. Os candidatos serão distribuídos em 192 locais de provas e 78 deles estão na capital, sendo o colégio Cepa, localizado na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, a maior concentração de candidatos ao exame.

Os  locais selecionados em Alagoas  para o Enem 2012 estão estruturados adequadamente para receber os participantes, como os portadores de necessidades especiais, que já têm no cartão de inscrição o local de prova, conforme o tipo de atendimento especial solicitado.  Há também em cada local de realização de prova, uma sala reservada  para os candidatos que apresentarem alguma doença considerada contagiosa como catapora, conjuntivite, dentre outras.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o processo seletivo unificado para o ingresso de novos alunos na Universidade Federal de Alagoas e diversas universidades brasileiras, onde se obtém a nota  para participação no Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

O Sisu está previsto para janeiro de 2013 e é nesse sistema que o candidato faz a escolha da instituição e do curso ao qual deseja ingressar.

Calendário de provas

Para o acesso ao Enem são exigidos do candidato  qualquer documento oficial com foto (Carteira de  Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira de Reservista, Carteira de Trabalho) e caneta de material transparente com tinta de cor preta . O candidato que não atender a esses critérios, assim como chegar após o horário determinado, ficará impossibilitado de participar do exame.

De acordo com o calendário,  o Enem terá quatro provas objetivas, dotadas  cada uma, de 45 questões, além da Redação. No sábado, dia 3, o candidato  terá o tempo de  4h30 para fazer  as provas que tratam de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No domingo, dia 4, o Enem se estende até às 18h30 e estão definidas as provas relacionadas à Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação. O candidato terá o tempo de 5h30 para resolver todas as questões.  O gabarito das provas  será divulgado no dia 7 deste mês e o resultado do Enem 2012 está definido para o dia 28 de dezembro.

Para imprimir o cartão de inscrição o candidato deve  acessar a página do Inep (www.inep.gov.br), informando CPF e senha. Os organizadores do Enem recomendam que  os candidatos que ainda não receberam o cartão de inscrição pelos Correios ou não conseguiram acessá-lo pela internet deverão entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC),  pelo telefone 0800 616161.

Como recomendação:  vá ao seu local de prova com antecedência, que já consta no local de inscrição; se depender de transporte coletivo verificar se o itinerário facilitará a sua chegada ao local do exame dentro do horário estabelecido; e que saia  com antecedência de casa  para evitar qualquer imprevisto ocasionado por trânsito para não se sentir impedido de ter  acesso ao exame.

Informações sobre o Enem pelo telefone  0800 616161.