Enem 2012 amplia atendimento para pessoas com necessidades especiais

Em todo o país, 28.295 candidatos ao Enem solicitaram atendimento especial

01/11/2012 15h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Lenilda Luna - jornalista, com informações do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ampliou as regras para o atendimento diferenciado dos candidatos que apresentam necessidades especiais. Este ano, além dos estudantes com deficiência física, auditiva e visual, pela primeira vez, candidatos com dislexia, hiperativos e autistas também puderam solicitar ajuda especial dos organizadores do exame, no ato da inscrição.

Em todo o país, 28.295 candidatos ao Enem solicitaram atendimento especial.  Essas pessoas vão contar com tempo adicional de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências, que podem levar o candidato a preencher a prova de forma mais lenta. O Inep assegura também aos participantes do Enem, com deficiência ou mobilidade reduzida, o direito de usar "ajudas técnicas", como instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além disso, nos dias de prova, serão também oferecidos os seguintes recursos: para os cegos, a prova será em braille, para os que tem deficiência parcial da visão, as provas terão fontes maiores e ilustrações ampliadas, para os surdos, serão disponibilizados intérpretes da  Língua Brasileira de Sinais ou leitura labial. Para os candidatos com deficiência visual, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia, será disponibilizado o auxílio ledor, uma pessoas para fazer a leitura da prova. Também haverá auxílio para transcrição, uma ajuda no preenchimento das provas objetivas e discursivas para participantes impossibilitados de escrever ou de preencher o cartão de resposta. Haverá ainda profissionais especializados para interagir com os candidatos que apresentem surdocegueira.

Os locais de realização de prova também devem ser acessíveis a quem tem dificuldades de locomoção. Deve ser garantida uma sala para a acomodação de bebês em fase de amamentação, que serão cuidadas por adultos indicados pelo responsável legal da criança. Uma sala especial deve ser separada para candidatos que precisem ficar afastados dos demais, por conta de alguma doença infecto-contagiosa. Pacientes internados em hospitais e que se inscreveram no Enem também vão poder fazer a prova, desde que tenham comunicado essa condição no momento da inscrição.

Horário especial para os sabatistas

Este ano, 85.662 candidatos ao Enem se declararam sabatistas. Eles pediram autorização para fazer prova a partir das 19 horas do sábado, horário de Brasília, ou seja, às 18 h em Alagoas. Por motivos religiosos, essas pessoas não podem realizar atividades profissionais ou de estudos desde o pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado.

Mas, para evitar que esses candidatos tenham contato com os outros, que vão realizar a prova o horário normal, eles devem se apresentar ao mesmo tempo que os demais, ou seja, antes de 11 horas no horário de Alagoas. Durante toda a tarde de sábado, os sabatistas devem ficar reclusos, sem poder consultar livros nem manuais. É permitido que levem apenas a bíblia e também podem levar alimentos.