Edufal divulga lançamento da Série Estágios

Livros apresentam experiências teóricas e práticas de estágios curriculares na graduação

30/11/2012 12h45 - Atualizado em 06/05/2024 às 15h44

Na terça-feira, 4, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lança em sua sede a Série Vozes, às 10h, no Campus A. C. Simões, em Maceió. O lançamento é fruto de parceria com a Editora Vozes, responsável pela publicação de quatro volumes específicos sobre áreas do conhecimento, abordagens e subsídios que relacionam teoria e prática nos estágios curriculares da graduação.

A série engloba as obras Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Projetos de leitura e escrita nos anos iniciais, de Giselly Lima de Moraes; Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional, de Edna Prado; Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Arte na educação infantil, de Cleriston Izidro dos Anjos; e Estágio na Licenciatura em Matemática: Observações nos anos iniciais, de Mercedes Carvalho, que faz relato sobre sua experiência com alunos da graduação em Matemática da Ufal, pioneira na flexibilização de sua matriz curricular.

Em Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Arte na educação infantil, Cleriston Izidro apresenta reflexões e experiências sobre o trabalho com linguagens artísticas aplicado no estágio supervisionado na área de educação infantil, no curso de Pedagogia. Já Giselly Moraes desenvolve reflexões sobre as experiências obtidas em estágio realizado em escola da rede pública e levanta discussão sobre fatores que incidem na realização da boa prática de ensino por pedagogos em processo de formação, no volume Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Projetos de leitura e escrita nos anos iniciais.

Edna Prado, autora de Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Gestão Educacional, por sua vez, faz análise do estágio em Gestão nos cursos de formação de professores para a educação básica e apresenta trabalho desenvolvido na coordenação de estágio supervisionado em instituições particulares e públicas de Ensino Superior.