Educação superior será discutida em encontro regional do Forgrad

Os pró-reitores das instituições de ensino superior do Nordeste se reúnem em Maceió para debater os desafios e as propostas de soluções para a região

- Atualizado em
Amauri Barros coordena o Forgrad Nordeste

Manuella Soares - jornalista

Com o intuito de ampliar as discussões sobre o ensino superior, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd)  da Universidade Federal de Alagoas está à frente da organização do Encontro Regional do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação, o Forgrad Nordeste 2012. O evento anual será realizado pela segunda vez em Maceió, de 16 a 18 de dezembro, no Hotel Ponta Verde.

A partir do tema deste ano, “Qualificação da Educação Superior", serão elaboradas propostas para constar num documento chamado 'Carta de Maceió' e, encaminhadas ao próximo Fórum Nacional, que será realizado em junho de 2013, em Recife.

A comissão organizadora espera reunir cerca de 70 pró-reitores de instituições do Nordeste e de outras regiões do país. O professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação da Ufal é o atual coordenador do Forgrad Nordeste. O último encontro regional aconteceu na Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Reitoria da Ufal, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), além de instituições de ensino superior de Alagoas e da Secretaria de Turismo de Maceió são parceiras do evento. As inscrições devem ser realizadas por meio do site da Prograd, onde podem ser obtidas todas as informações referentes à programação, à hospedagem e ao local do Forgrad.

Sobre o Fórum

O Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) é constituído por todos os pró-reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das universidades e centros universitários. Os objetivos são formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em nível nacional e regional; e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Programação de 2012

Com o tema geral "Qualificação da Educação Superior no Contexto do PNE", a programação do Forgrad 2012 está estruturada em mesas-redondas, palestras e relatos de experiência. A abertura do fórum será pautada por uma conferência intitulada "Tendências e Desafios do Ensino Superior no Contexto do PNE", proferida pelo professor Mozart Neves Ramos, da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação.

Vários outros temas serão objeto de debate nas mesas-redondas, entre eles: “Formação para a Docência no Ensino Superior”, “Novos Percursos Curriculares no Ensino Superior”, “Políticas de Ações Afirmativas” e “Evasão/Retenção”. Ao final do evento haverá uma plenária onde será elaborada a Carta de Maceió, com a memória do Fórum. O professor Custódio Luís Silva de Almeida, da Universidade Federal do Ceará, será o mediador das discussões para construção da "Carta de Maceió".