Doutorado em Ciências da Saúde é aprovado pela Capes

Programa tem início no primeiro semestre de 2013

04/11/2012 22h03 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Jhonathan Pino - jornalista

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou na última terça-feira, 30, o resultado dos novos programas de pós-graduação recomendados. Entre eles, o Doutorado em Ciências da Saúde, o décimo da Universidade Federal de Alagoas.

O Doutorado faz parte do Programa em Ciências da Saúde, que desde 2006 oferta o Mestrado. A proposta do doutorado foi desenvolvida pelos professores que integram a pós-graduação. “Houve um comprometimento do grupo em aceitar o desafio e em submeter o projeto. Cabe destacar também o importante apoio da direção do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde a nossa proposta”, relata Emiliano Barreto, coordenador da pós-graduação.

O programa é formado pelas áreas de concentração em Terapêutica Experimental; Epidemiologia Molecular; Neurociência Clínica e Experimental, além de Bases morfofuncionais do sistema endócrino. Ele deve ter início ainda no primeiro semestre de 2013. “Nos últimos anos, 2010-2012, o grupo realizou esforços para buscar índices para obter o doutorado. Várias ações foram feitas nos últimos anos. Agora, esta recomendação para o doutorado consagra que as ações foram bem planejadas e executadas, além de mostrar que o grupo está no caminho certo. Vamos continuar trabalhando para avançar cada vez mais, e conseguir a consolidação do programa”, destaca o coordenador.

Para o professor, o funcionamento do doutorado terá grande impacto para Alagoas, ao agregar competências acadêmico-científicas voltadas para o desenvolvimento do Estado, na área das Ciências Biológicas e da Saúde. “Os profissionais formados pelo nosso curso terão capacidade de atuar diretamente em ações de pesquisa-ensino e desenvolvimento tecnológico para solução de problemas locais, buscando com isso contribuir com a melhoria dos indicadores de saúde e ensino no Estado”.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, SimonI Meneghetti, relatou que a aprovação desse doutorado é estratégica para a Ufal e para Alagoas. “Essa proposta vem no sentido de contribuir para a expansão e consolidação do sistema de Pós-Graduação de nossa Universidade e gostaríamos de destacar o empenho da equipe envolvida na concepção e concretização da proposta”.