Dois alunos da Ufal ganham Prêmio Braskem de Jornalismo 2012

Elayne Pontual e Francisco Ribeiro venceram o Prêmio Freitas Neto; Ascom ficou entre os três finalistas na categoria Assessoria de Imprensa

- Atualizado em
Professor Érico Abreu entrega troféu à estudante Elayne Pontual

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas foi destaque na 23ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo, em noite de festa realizada no último sábado (24). Os alunos do curso de Comunicação, Elayne Pontual e Francisco Ribeiro, foram os vencedores da categoria especial Prêmio Freitas Neto, com a matéria “Théo Brandão e a memória do povo alagoano". Eles dividiram a premiação com o estudante Jonathan Alves, do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), que também ficou em primeiro lugar, com o trabalho “Criança como comida de cachorro”.

A Assessoria de Comunicação da Ufal ficou entre os três finalistas na categoria Assessoria de Imprensa, com o case “Estratégias para melhorar a comunicação da Ufal com a comunidade”. Mas o prêmio foi para Isa Mendonça, da Ascom da Eletrobrás, e Luane Nunes, do Instituto Eco.

A festa, considerado o “Oscar do Jornalismo Alagoano” reuniu jornalistas, professores, empresários e profissionais convidados de outros estados, que integraram a comissão julgadora. Este ano, cerca de cem jornalistas inscreveram 219 trabalhos nas 14 categorias do prêmio.

O grande homenageado da noite foi o jornalista alagoano José Marques de Melo, que recebeu com a Medalha Dênis Agra, a maior honraria dos profissionais da imprensa no Estado.  A vice-reitora Rachel Rocha esteve na solenidade e, junto com o jornalista Maikel Marques, Milton Pradines, da Braskem, e a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Valdice Gomes, entregou a medalha a Marques de Melo.

O prêmio é idealizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) com o patrocínio da Braskem.

Confira os vencedores por categoria:

Jornalismo Impresso:

Deraldo Francisco e Iracema Ferro – O Jornal: Educação frente e verso

Yvette Moura – O Jornal: Terror no estádio

Informação Econômica/Política
Maurício Gonçalves - Gazeta de Alagoas: Ecologia que dá lucro

Informação Esportiva
Luciano Milano – O Jornal: Memória que o tempo não apagou

Informação Cultural/Turística
Alessandra Vieira Souza Paz – O Jornal: AI-5: Música, teatro e cinema

Design Gráfico

Marco Antônio Barros da Silva – O Jornal: Índios na fé