Desempenho dos alunos da graduação será avaliado no Enade

Oito cursos de graduação da Ufal inscreveram estudantes no exame que será aplicado no próximo domingo, 25

- Atualizado em

Manuella Soares – jornalista

Alunos de oito curso da Universidade Federal de Alagoas farão provas no próximo domingo, 25, para avaliar os conhecimentos adquiridos na graduação e testar a base intelectual vinda do ensino médio para o superior. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em todo o país.

Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito, Psicologia e Turismo serão avaliados a partir das notas dos alunos ingressantes no ano letivo de 2012 e concluintes até junho de 2013. Nesse último caso, os que estão com mais de 80% da matriz curricular cursada, conforme inscrição realizada por cada coordenação de curso.

Os estudantes podem consultar o local de prova no site do Inep. É importante lembrar que o exame começa às 13h, horário de Brasília, ou seja, 12h para os candidatos de Alagoas, mas é necessário chegar ao local com antecedência mínima de 45 minutos. Para os alunos inscritos que iniciaram a graduação em 2012, a prova é facultativa. Por outro lado, o Enade é obrigatório para os inscritos que estão concluindo o curso.

A prova é composta de 40 questões, discursivas e de múltipla escolha, sendo 10 de formação geral e 30 específicas da área. A nota obtida pela média do desempenho dos alunos é o que vai definir a possibilidade de avaliação de uma comissão do Ministério da Educação para renovar o conceito de reconhecimento de cada curso. Se o desempenho for inferior a 3, automaticamente a universidade recebe a visita da comissão de avaliação.

“Fizemos um trabalho de sensibilização com os estudantes sobre a importância da prova, porque se o curso é avaliado com um bom conceito, todo mundo ganha, porque também é um incentivo à inserção do aluno no mercado de trabalho”, ressaltou o professor Alexandre Lima, coordenador de Cursos de Graduação da Ufal.

O aluno que não comparecer à prova no próximo domingo ficará em situação irregular no Inep e, assim, impossibilitado de colar grau, até a realização do próximo Enade, quando ele vai ser inscrito novamente para ter a dispensa no exame. Quem tiver impossibilitado de realizar a prova, deverá justificar a ausência no site do Inep, num período divulgado posteriormente. Casos, por exemplo, relacionados à saúde e a intercâmbio internacional são aceitos pelo Instituto como justificativa de falta.