Debate sobre Economia Brasileira e Alagoana mobiliza “feras” de Economia

Os novos alunos foram recebidos com um debate centralizado na economia brasileira e alagoana.

- Atualizado em
Professor Francisco Rosário conversa com os estudantes | nothing
Professor Francisco Rosário conversa com os estudantes

Diana Monteiro – jornalista

Os novos alunos do curso de Economia da Universidade Federal de Alagoas foram recebidos no último dia 13, início do segundo semestre letivo, com um debate centralizado na economia brasileira e alagoana. O debate, realizado no auditório da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (Feac), foi organizado pelo Centro Acadêmico de Economia (Caeco), pela coordenação do curso e direção da unidade acadêmica.

Participaram do debate os professores Francisco Rosário, coordenador do Mestrado em Economia, Reynaldo Ferreira Junior, e Luiz Eduardo Simões, coordenador da Graduação.Ao apontar dados empíricos da economia alagoana, o professor Francisco Rosário ressaltou a necessidade de colocar-se à prova toda uma série de ideias superadas sobre a economia alagoana, que infelizmente ainda circulam pela opinião pública. “Precisamos pesquisar e divulgar mais os resultados, afinal, o assunto não tem dono”, disse o professor.

Um detalhado painel da economia brasileira nos últimos anos, apontando os impactos das crises internacionais e o surgimento de novas forças econômicas como elementos determinantes da dinâmica do crescimento brasileiro, foi apresentado pelo professor Reynaldo Ferreira Junior. “Hoje, o economista formado pela Ufal pode trabalhar com uma gama maior de opções, pois nas atuais condições, o mercado vai precisar e muito de mais profissionais”.

O debate oportunizou ainda aos novos alunos o conhecimento da base de dados mais utilizada pelos economistas brasileiros, o IPEADATA, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), (http://www.ipeadata.gov.br),  apresentada pelo professor Luiz Eduardo Simões. “A pesquisa não é privilégio de uma meia dúzia de escolhidos, mas de todos aqueles que tiverem esforço, talento e boa vontade”, enfatizou o professor.

Desenvolvimento da sociedade

Criada para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, por meio da excelência, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac),  é constituída pelos cursos de graduação em Economia, Administração, Administração à distância, e Contabilidade, que juntos totalizam 2.200 alunos matriculados. Possui 58 professores, dos quais 43% são doutores e 33% mestres. Na pós-graduação, oferece o Curso de Mestrado em Economia Aplicada, além de vários cursos lato sensu nas áreas de economia, administração e contabilidade.

Através de seus Núcleos de Estudos desenvolve várias pesquisas versando sobre importantes temas como desenvolvimento regional, empreendedorismo, gestão pública e empresarial, gestão de pessoas, inovação e tecnologia, meio ambiente, turismo e hospitalidade. No campo da extensão promove vários eventos e desenvolve projetos voltados para a integração da universidade com a sociedade.