Curso de Realidade Brasileira enfoca educador Paulo Freire

Próximo módulo será nos dias 14 e 15 de dezembro com o tema “Conceitos fundamentais de economia política

- Atualizado em
Público prestigia a abertura | nothing
Público prestigia a abertura

Diana Monteiro – jornalista

Com participação e parceria de representantes de entidades, movimentos sociais e culturais da comunidade acadêmica teve abertura nesta sexta-feira, 9 de novembro, o 1º Curso de Realidade Brasileira promovido pelo Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da  Universidade Federal de Alagoas. O tema de discussão para esse primeiro módulo  tratou de “Educação libertadora, autonomia e valores”, tendo como obra e referência  o educador Paulo Freire e foi apresentado pela facilitadora Margarete Pereira, da Ufal.

A abertura, no auditório da Faculdade da Medicina (Famed), foi marcada pela apresentação da dança cigana  de Anne Kellen. Participante do curso e integrante do Movimento Popular de Saúde na área de intervenções artísticas, ela é descendente de ciganos russos, cuja família se estabeleceu em Alagoas há mais de cem anos.  Estiveram também presentes à abertura o professor José Roberto Santos, representando a Pró-reitoria de Extensão (Proex), e a coordenadora do Nusp,  Suely Nascimento.  Um café regional foi oferecido aos participantes.

O curso de extensão tem a coordenação de Maria Edna Bezerra, professora da Famed e integrante do Nusp, oferta 60 vagas e transcorrerá mensalmente, durante nove meses.  Ao final os participantes receberão certificados. O próximo módulo será nos dias 14 e 15 de dezembro com o tema “Conceitos fundamentais de economia política/situar Alagoas/ economia política”, com o professor José Menezes Gomes, da Universidade Federal de Maranhão.

O curso  tem o objetivo de estudar a realidade sócio - histórica (econômica, política, cultural) do Brasil, utilizando como guia os principais pensadores brasileiros e suas obras e a atividade já ocorre em todo o país. “Entre as propostas estão a formação política e o fortalecimento dos movimentos sociais frente a nossa realidade”, enfocou a coordenadora  Edna Bezerra que conduziu a instalação do curso.

O professor José Roberto Santos, coordenador de extensão da Proex, parabenizou a realização do curso e fez uma breve retrospectiva sobre o Núcleo de Saúde Pública (Nusp), e enfatizou a as dinâmicas  ações realizadas em parceria. “O Nusp é o primeiro Núcleo Temático da Ufal e é preciso destacar a dedicação e o empenho da professora Sônia Cavalcanti para o seu crescimento nesses 24 de existência”, disse.

Bastante emocionada Inês Marcelino, a representante da Rede de Educação Cidadã (Recid), uma das parceiras do evento, disse está no evento em nome da Educação Popular e o quanto   ele é importante para os movimentos sociais do estado.  “Alagoas precisa formar sua militância e considero esse curso o primeiro passo. Alagoas é terra de povo que trabalha,  que luta e que tem história e é preciso que a realidade cruel seja mudada”, enfatizou Inês. O presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Alagoas, Jairo França, parabenizou aos organizadores do curso e à Ufal pela importante iniciativa.

Ao falar sobre a importância do curso, considerando-o mais um desafio para o Nusp,  Suely Nascimento destacou o campo amplo de atuação desse Núcleo  que vai além do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou suas inúmeras ações, parcerias e compromisso em prol  da saúde pública do Estado.