Assessoria Internacional estimula intercâmbio na Espanha

A Universidade Federal de Alagoas está empenhada em motivar a troca de experiências num convênio com a Universidade de Valencia

- Atualizado em
Convênio da Ufal possibilita intercâmbio na Espanha

Manuella Soares - jornalista

A Assessoria de Intercâmbio Internacional da Universidade Federal de Alagoas tem feito um trabalho de articulação para estimular o interesse dos docentes em participar dos convênios de mobilidade em outros países. Com esse propósito, a professora Maria Labarta, da Universidade de Valencia, na Espanha, esteve na ASI reunida com o assessor Niraldo de Farias e o professor Ricardo Gualda, da Faculdade de Letras – Fale/Ufal, na manhã desta segunda-feira, 26.

De acordo com o professor Niraldo, o objetivo da conversa é consolidar o convênio, que já existe desde 2005, dando a oportunidade para os professores que desejam enriquecer os conhecimentos numa troca de ideias entre as instituições. A professora espanhola está animada com as perspectivas de se engajar nos projetos da Ufal.

“A pretensão é revitalizar o projeto e formar um grupo de pesquisa com professores dos cursos de Economia e Letras para estudar as áreas de Linguística e Interculturalidade”, comentou Labarta. As parcerias entre a Ufal e a Universidade de Valencia já rendeu bons frutos para as instituições. Atualmente, a professora Flávia Colen, da Fale, está na Espanha realizando atividades acadêmicas que vão colaborar com o ensino do curso de Letras-Espanhol. Mas de acordo com o professor Ricardo Gualda, outras ações também estão em prática.

“Alguns professores da Faculdade de Letras já estão colaborando com pesquisas na área de Linguística Aplicada, produzindo artigos e desenvolvendo planos futuros para novas pesquisas e mobilidade, a partir de 2013”, destacou Gualda.

Sobre a Universidade de Valencia

A Universidade de Valência é uma referência internacional, ocupando o segundo lugar em receber intercambistas da Europa. Uma das 10 melhores universidades do mundo para aprender a língua e cultura chinesas, de acordo com o governo chinês; e o quarto em nível universitário espanhol. A UV tem convênios internacionais consolidados e conta com mais de dois mil estudantes de outros países, além de cerca de 1.300 próprios em regime de mobilidade.

A instituição oferece programas nas mais diversas áreas como Ciência Básica e Experimental; Ciências da Saúde; Engenharia; Humanidades; Ciências da Educação; Ciências Sociais, Econômicas e Jurídicas.