Artigo de alagoana obtém destaque na publicação TOP 20 de revista americana

O artigo é da professora Socorro Dantas, do curso de Educação Física e trata sobre Ginástica Laboral implantada em empresas portuguesas

30/11/2012 13h03 - Atualizado em 06/05/2024 às 15h44

Diana Monteiro – jornalista

Fazer o doutorado em Portugal, na área de Ciências do Desporto, foi um sonho concretizado pela professora Socorro Dantas, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas. O que ela não esperava é que uma atividade desempenhada a convite, paralela à pós-graduação naquele país lusitano, fosse resultar em um artigo para a revista americana J Occup Rehabil e considerado, dentre os 20 selecionados e publicados, o mais importante pelo periódico estrangeiro no ano de 2012.

O artigo sobre “Efeitos das atividades físicas aplicadas no ambiente de trabalho”, é resultado de um projeto piloto implantado sob a coordenação da professora alagoana  à convite do Instituto Superior da Maia, localizado na cidade do Porto junto a setores administrativos de empresas portuguesas. “Para mim foi uma grata surpresa ter sido o artigo considerado o mais importante pela publicação internacional denominada de TOP 20 que contém trabalhos por áreas das mais variadas instituições de ensino”, frisa Socorro.

Ela informou que a experiência de oito meses de aplicação da ginástica laboral mostrou avanços na qualidade de vida dos trabalhadores das empresas envolvidas na ação. “As atividades, de 15 a 20 minutos, consistiram em exercícios de alongamento e relaxamento e eram realizadas três vezes por semana no meio do expediente. Para o artigo foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com os trabalhadores alvo do projeto”, destaca Socorro Dantas.

Integraram a equipe do projeto e colaboraram com a elaboração do artigo as professoras do Instituto Superior da Maia Ângela Macedo,  do curso de Engenharia e Segurança no Trabalho e  Ana Paula Brito, do curso de Educação Física, além da aluna Carla Trindade, do curso de Educação Física do citado instituto.

Socorro Dantas coordena o projeto Ginástica Laboral, uma atividade promovida em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho(Progep), direcionada aos servidores. A ação acadêmica envolve alunos do curso de Educação Física e consiste como um espaço de aprendizado, agregando à teoria vista em sala de aula à prática, junto ao público alvo dos diversos setores administrativos  da instituição.