Alunas da Ufal foram a Interlagos receber bolsa do programa Fórmula Santander

As duas estudantes selecionadas demonstraram proficiência na língua espanhola e vão estudar em universidades da América Latina

- Atualizado em
Niraldo Farias com as alunas selecionadas

Lenilda Luna - jornalista

As estudantes Marthina Emanoela da Silva e Nathália Cavalcante Rocha Duarte, acompanhadas pelo professor Niraldo Farias, assessor de Intercâmbio Internacional da Universidade Federal de Alagoas, viveram momentos especiais no último dia 23 de novembro. Elas acompanharam um treino da fórmula 1, em Interlagos, visitaram o boxe da Ferrari e participaram da solenidade de entrega de cem bolsas de estudo, no valor de 5 mil euros cada uma, cobrindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação e outras despesas para passar um semestre estudando em universidades de outros países. "O evento foi maravilhoso! Possibilitou encontros com outros universitários do Brasil inteiro, fizemos amizades e trocamos contatos, foi muito bacana!", disse Marthina, entusiasmada.

A entrega das bolsas foi prestigiada pelo piloto Felipe Massa, da Ferrari, e por Emilio Botín, presidente mundial do Santander, banco que patrocina o programa de mobilidade e também a Fórmula 1. São 10.030 universidades conveniadas com o Santander Universidades. As bolsas de estudo promovem uma ampla possibilidade de intercâmbio cultural e científico, nos cinco continentes. Neste edital, a disputa foi intensa, já que foram realizadas 10.270 inscrições para as cem vagas destinadas aos universitários brasileiros. "Foi um dia inesquecível em Interlagos. Pude apertar a mão do Felipe Massa e falar com ele. Além de tudo isso, poder assistir o treino da F1 que é um esporte maravilhoso é um privilégio!", contou Nathália Duarte.

Seleção na Ufal

A seleção feita pela Ufal para esta etapa do programa priorizou a área de humanas, especialmente as licenciaturas. "Queremos dar oportunidades para que os futuros docentes ampliem a experiência acadêmica, com a possibilidade de estudar, desta vez, em universidades da América Latina, com as quais a Ufal está mantendo um diálogo com vistas a formar profissionais e pesquisadores para o Mercosul", destacou Niraldo Farias.

As duas estudantes, que vão participar da experiência de mobilidade internacional latino-americana se destacaram pelo ótimo desempenho na língua espanhola, falada e escrita. "Este foi um critério fundamental, já que temos interesse em aprofundar esse diálogo com as universidades do Mercosul, iniciado há mais ou menos três anos. Os financiamentos aprovados para a Ufal estão incrementando o fluxo de alunos e professores para essa região, que ainda é pouco explorada pelas universidades do norte e nordeste do Brasil", concluiu Niraldo Farias.

Marthina e Nathália vão para a Universidad de La república (Udelar), no Uruguai."A expectativa com esse intercâmbio é a melhor possível. Tenho certeza que será muito proveitoso e muito bom para meu futuro. A possibilidade de passar seis meses em um país que fala espanhol e treinar o idioma que estou estudando é maravilhosa. Vou aprender muitas coisas novas que irão me ajudar durante minha carreira acadêmica já que pretendo ser candidata ao mestrado e ao doutorado, futuramente", planejou Marthina.

Nathália também está entusiasmada e já se preparara para a primeira viagem internacional. "É uma grande emoção viajar para um país de língua espanhola e poder por em prática meus conhecimentos de língua que estudo e também poder conhecer os costumes e a cultura desse país. As aulas na Universidad de La república começam em março e terminam em julho, mas viajarei no final de fevereiro para me organizar melhor". comemorar a estudante.