Aluna do IQB recebe prêmio nacional em Congresso de Química

Nathaly Costa superou outros 117 trabalhos de iniciação científica

05/11/2012 10h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Nathaly analisa comportamento das moscas em reação aos compostos estimulantes

Jhonathan Pino - jornalista

Bastou uma oportunidade para que a aluna de graduação em Química licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, Nathaly Costa de Quino, fizesse história na 25ª Jornada Brasileira de Iniciação Científica. O evento foi o primeiro do gênero que a estudante participou em sua vida acadêmica e já arrematou a premiação de 1º lugar entre 117 trabalhos apresentados no 52º Congresso Brasileiro de Química, realizado no último dia 18 de outubro.

Nathaly apresentou o trabalho “Atratividade de compostos voláteis para moscas de frutas”, desenvolvido no Laboratório de Ecologia Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Alagoas, com a orientação das professoras Ruth Rufino e Adriana Mendonça. Na pesquisa, o grupo procura identificar formas de combater a praga de inúmeros frutos, de uma forma mais econômica e com menor uso de pesticidas.

“Essa mosca está presente na goiaba, manga, carambola, mamão e amêndoas. Elas colocam suas larvas no fruto em fase pré-madura ou madura. Depois que a mosca se desenvolve o fruto fica perdido”, explicou a aluna.

A pesquisa consistiu em identificar os compostos atrativos das moscas e o microemcapsulamento dessas substâncias para que fossem feitas armadilhas para as pragas. “O alvo do produto é o mercado dos pequenos agricultores, fazendo-os evitar despesas”.