Abertura de Festival de Cinema movimenta Penedo

Reitora em exercício, Rachel Rocha, destacou os avanços do cinema no âmbito da universidade e em Alagoas

- Atualizado em
Rachel Rocha, Pedro Nelson e Sérgio Onofre durante abertura do festival | nothing
Rachel Rocha, Pedro Nelson e Sérgio Onofre durante abertura do festival

Renata Menezes – estudante de Jornalismo

A abertura oficial da segunda edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas aconteceu na noite da terça-feira (13), na cidade histórica de Penedo. Até o próximo sábado, 17, o público participará de oficinas, debates, mesas-redondas e exibição de filmes nas mostras competitiva, cineclubista, ambiental e infantil. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com instituições públicas e privadas e busca estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual universitária.

Antes mesmo do início da programação, crianças já se divertiam na porta do Teatro 7 de setembro, com as ações promovidas pela Algás, empresa patrocinadora do Festival, que busca relembrar os grandes filmes de Cacá Diegues, homenageado desta edição. Atores com fantasias de personagens de Tieta do Agreste, Xica da Silva, Deus é Brasileiro e Bye, Bye, Brasil brilharam na festa de abertura.

No início da solenidade de abertura, a reitora em exercício Rachel Rocha deu ênfase aos avanços do cinema no âmbito da universidade e em Alagoas e falou sobre a alegria de ver o evento acontecendo novamente. O diretor da unidade de ensino da Ufal em Penedo, Mac-Dawison, parabenizou à produção pela tentativa de resgatar o cinema naquele município e entregou à reitora em exercício o projeto político e pedagógico do futuro curso de Rádio, Televisão e Audiovisual, a ser implantado na cidade.

Também deram as boas-vindas ao público o coordenador do Festival, Sérgio Onofre, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, e o diretor-geral do Campus Arapiraca, Márcio Santos.

A programação cultural da noite contou com a exibição do primeiro etapa da Mostra Competitiva, com os filmes “Seu Arlindo Vai à Loucura”, “Davi e os Aviões”, “Ontem”, “Antônio de Canudos”, Jantar/Aliança/Prato”, “Borboletas Delicadas” e “Ressaca”. A diretora do curta Ressaca, Mabel Lopes, veio de São Paulo prestigiar o evento e comentou a importância dos festivais de cinema universitários.

Para ela, esta é uma oportunidade de mostrar o que está sendo produzido pelos novos realizadores e de receber a resposta do público para os filmes. “Eu vejo que o público de verdade está assistindo aos filmes, eles não ficam restritos ao pessoal do cinema”, explicou Mabel.