Ufal seleciona alunos de escolas públicas

Prova será neste sábado, no Centro de Tecnologia

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Neste sábado, 27, o Centro de Tecnologia (Ctec) da universidade Federal de Alagoas realiza a prova de seleção para no Programa de Apoio às Escolas Públicas (Paespe). O programa é destinado a alunos da rede pública estadual e busca ampliar as condições de ingresso desses estudantes na área das engenharias.

A seleção acontece no Campus A.C. Simões, das 8h às 10h, com os alunos do 2º ano do ensino médio, que estarão no 3º ano em 2013. Eles fizeram a inscrição até a última segunda-feira (22) e vão se submeter à prova para participar do projeto de extensão. Os candidatos serão avaliados com base em assuntos de Matemática do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

De acordo com o coordenador do projeto, Roberaldo de Carvalho Souza, o principal objetivo do Paespe ao longo dos anos é complementar e suprir carências de estudantes em fase de conclusão do colegial em escolas da rede pública estadual. A finalidade é prepará-los para a resolução de questões que envolvem todas as disciplinas exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa beneficia anualmente cerca de 60 estudantes de diversas escolas públicas do Estado de Alagoas e possui resultados positivos. De 2005 a 2011, mais de 145 egressos do Paespe conseguiram ingressar no ensino superior da Ufal.

Quem passar na seleção terá aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. Todo o conteúdo e a realização das atividades são orientados por professores e alunos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Química, Biologia, Matemática, e bolsistas dos Programas de Educação Tutorial (PETs) das Engenharias Civil e Ambiental e de Letras.