Ufal receberá laboratórios interdisciplinares para formação de professores

Programa Life beneficiará cursos de licenciatura com quase 200 mil reais para a aquisição de bens e materiais

03/10/2012 11h13 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

Jhonathan Pino - jornalista

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na sexta-feira, 28 de setembro, a lista de projetos aprovados pelo Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE). A Universidade Federal de Alagoas foi uma dos selecionados, com a proposta Laboratórios de Desenvolvimento de Pesquisas em Produtos Educacionais para Formação de Educadores.

O programa financia propostas que tenham por objetivo a criação de laboratórios interdisciplinares de educadores, criando um espaço em comum entre as licenciaturas, com a intenção de promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores.

Na Ufal serão criados a partir do Life os laboratórios Multimídia de Formação de Educadores (Limfe), no Campus A. C. Simões; de Pesquisa em Formação de Educadores (Lipfe), no Campus Arapiraca, além do Laboratório Interativo de Aprendizagem Interdisciplinar: Mídias Audiovisuais (Liapi), a ser instalado no Campus do Sertão. Com isso todos os cursos de licenciatura dos três campi serão beneficiados.

Juntos, eles receberão aproximadamente 200 mil reais para a aquisição de bens e materiais permanentes. No Campus A. C. Simões, por exemplo, será criado um laboratório que desenvolverá atividades na área de novas tecnologias aplicadas ao ensino como,  produção de videoaulas, livros digitais e produção de podcast. No Campus Sertão será criado uma rádio escola, com a utilização de mapas digitais e programas interativos acompanhados de informações que visem despertar o interesse do aluno.

“Em Arapiraca o laboratório vai atuar com três abordagens: preparação de videoaula, com o foco em atender portadores de necessidades especiais; produção e aplicação de softwares educacionais para ensino e construção de materiais didáticos de baixo custo”, completa Emerson de Lima, coordenador institucional da proposta.

Professores da rede pública serão beneficiados

Com os recursos obtidos serão adiquiridos material permanente para os três campi, além da criação de espaços para a formação continuada a professores da rede de ensino do estado de Alagoas nas três regiões do Estado. Serão dados suportes a programas de formação de professores do governo, como o Plano de Formação Docente (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

“Queremos oferecer aos discentes desta Universidade e aos professores da rede pública de ensino condições de formação inicial e continuada, beneficiando, assim, a educação dos estudantes de ensino fundamental e médio. De forma geral qualificar melhor o profissional de ensino”, ressalta Emerson.

Além de Emerson, do Campus Arapiraca, os professores Fernando Sílvio Cavalcante, do Campus Maceió e Mônica Regina Nascimento, do Sertão, coordenaram as discussões entre as licenciaturas de cada curso, para a formulação das propostas.