Trabalho sobre filarmônicas nordestinas será apresentado em congresso chileno

Parceria entre Ufal e Instituto Piaget, de Portugal, pesquisam influência lusitana na música erudita do Nordeste Brasileiro

- Atualizado em

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

Buscando entender a origem de orquestras filarmônicas e o ensino coletivo de instrumentos de bandas, a Universidade Federal de Alagoas e o Instituto Piaget, de Portugal, estudam esses temas. Em dois anos de pesquisas já é possível colher frutos.Novas perspectivas e historiografia sobre filarmônicas e instrumentos no nordeste do Brasil e norte de Portugal” é o título da comunicação aprovada na sétima edição do Congresso Chileno de Musicologia, com  assinatura dos professores Marcos Moreira, do curso de Música da Ufal, e Alexandre Andrade, da instituição lusitana.

Dois trabalhos brasileiros foram selecionados para o evento, e a pesquisa Ufal-Piaget será a única a representar o Nordeste. O Congresso Chileno de Musicologia irá ocorrer entre 13 e 19 de janeiro de 2013, com o tema “Velhas e novas ortodoxias: ideias em movimento na historiografia musical atual”.

A pesquisa luso-brasileira começou em 2010 quando do convênio assinado entre as duas instituições de ensino superior. Do primeiro contato via e-mail às atividades práticas, os grupos de pesquisa, “Investigação em Música” (Piaget) e “Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental” (Ufal), revelam como a música erudita nordestina foi influenciada por Portugal. Segundo o professor Marcos Moreira, o acordo entre ambas as universidades não beneficia apenas o curso de Música, mas também outras áreas como Educação, Enfermagem e Psicologia.

Ele ressalta ainda o papel da Ufal para a concretização da parceria firmada com os pesquisadores portugueses. “Tivemos o apoio da Pró-reitoria de Extensão, da gestão da professora Ana Dayse [reitora à época] e, principalmente, do esforço do professor Niraldo Farias, da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), que acreditou no projeto desde o início e possibilitou o diálogo entre as duas instituições”, disse.

Além do trabalho recém aprovado, Marcos Moreira e Alexandre Andrade acumulam outras experiências acadêmicas. Em 2011, apresentaram produções no Encontro Internacional de Musicologia (ENIM), na cidade do Porto, em Portugal; no Simpósio de Musicologia da UFRJ e no Simpósio de Editoração de Revistas, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa em Pós-graduação em Música.

Este ano, o professor português apresentou palestras e worshops na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, que também se interessa em fazer convênio semelhante ao da Ufal. Em novembro, é a vez de Marcos Moreira dar continuidade às atividades da parceria. Ele irá ao Conservatório de Jobra-Aveiro, Instituto Piaget, em Viseu, para apresentações de concertos em comemoração ao ano Brasil-Portugal, sob a regência do maestro José Alípio Martins, membro do grupo de pesquisa.

A parceria entre os professores será ampliada. No início de 2013, eles irão finalizar Tese de Doutorado sobre mulheres em bandas de música, que relaciona integrantes femininos entre o nordeste brasileiro, como Matriz do Camaragibe, em Alagoas, e integrantes de três bandas filarmônicas do norte português. “No trabalho citamos também outras agremiações nordestinas. Com isso, buscamos provocar uma ramificação de temas e o aporte para ampliação das outras linhas de pesquisa do grupo, que conta hoje com dezenas de alunos, técnicos e pesquisadores da Ufal e de outras Universidades no Brasil”, finalizou.