Reitoria inicia semana em Arapiraca e discute sobre criação do curso de Medicina

Pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação presidem a discussão no campus

- Atualizado em
Reunião, semana passada, do reitor Eurico Lôbo e equipe com a comunidade acadêmica de Arapiraca

Simoneide Araújo - jornalista

A equipe de gestão da Universidade Federal de Alagoas tem mais uma rodada de atividades no Campus Arapiraca para encaminhamentos a ações administrativas e acadêmicas. Nesta terça-feira, 23, as pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação estão reunidas com a direção daquela unidade para discutir sobre a criação do curso de Medicina.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho apresenta projeto de consolidação do quadro técnico administrativo do Campus Arapiraca. Na agenda do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), o tema em destaque será a agenda referente às férias dos servidores.

Nesta quarta-feira, 24, a Pró-reitoria Estudantil apresenta a normatização do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE). A Proest também vai fazer a entrega de quatro veículos oficiais para a sede e as unidades de Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. As vans têm capacidade para 17 e 20 passageiros e foram adquiridas com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, a equipe da Pró-reitoria de Gestão Institucional vai debater e elaborar, junto com representantes da comunidade acadêmica, o planejamento estratégico para o Campus Arapiraca.

Reunião técnica

Semana passada, o reitor Eurico Lôbo e a equipe de gestão estiveram no Campus Arapiraca para discutir a melhoria da infraestrutura dos laboratórios de pesquisa. A reunião técnica aconteceu na quarta-feira (17), na sala da Reitoria instalada na unidade, e também teve a apresentação sobre a pós-graduação em Agricultura e Ambiente, com a presença do diretor-geral Márcio Aurélio, de pesquisadores e alunos do mestrado.

O coordenador do mestrado, Cícero Carlos de Almeida, apresentou o planejamento para o curso e solicitou algumas ações institucionais para atender às demandas do programa de pós. Ele ressaltou que o planejamento é importante para se chegar a uma avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A mestranda Daniela Pereira deu seu depoimento e reforçou o pedido ao entregar documento solicitando à gestão que seja resolvido o problema da falta de salas de aula. Daniela foi aluna da graduação no Campus Arapiraca e hoje está no Mestrado em Agricultura e Ambiente. O problema da falta de espaço físico, segundo o reitor, será resolvido com a conclusão das obras que estão em andamento no Campus Arapiraca.

O reitor ressaltou que a interiorização da Ufal foi e continua sendo um desafio. “Sabíamos que não seria fácil, mas se não tivéssemos nos instalado, mesmo com todas as dificuldades, não teríamos a Ufal mais perto das pessoas que moram no interior do Estado. O resultado é muito maior. Vemos o jovem do interior no ensino superior e isso vai contribuir para o desenvolvimento de Alagoas”, declarou.

Eurico Lôbo disse ainda que a Ufal está interiorizada, mas que é preciso dar sustentabilidade para garantir a permanência dos alunos. “Temos o sentimento de estar dentro de um projeto que vai mudar o Estado. Temos a missão de coordenar esse projeto, mas somos todos nós que fazemos ele funcionar”, defendeu.