Reitoria é instalada no Campus Arapiraca

Reitora em exercício e pró-reitores dão as boas-vindas à comunidade acadêmica e discute novo calendário acadêmico

08/10/2012 19h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Rachel Rocha e Amauri Barros constatam que primeira estapa do muro está com três metros de altura

Simoneide Araújo – jornalista

Em respeito à decisão da comunidade acadêmica de retorno às aulas, a reitora em exercício Rachel Rocha e os pró-reitores intensificam as ações da Reitoria no campus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca. A equipe percorreu as salas de aula e setores administrativos para dar as boas-vindas aos alunos, professores e técnicos e apresentar as ações que estão sendo feitas pela gestão, entre elas, a construção do muro que circunda o Presídio Desembargador Luís Oliveira Sousa, que dará mais segurança à unidade.

“Instalamos a Reitoria em Arapiraca e continuaremos aqui para dar apoio e discutir questões acadêmicas que precisam ser encaminhadas. A decisão da gestão é de permanecer em Arapiraca e reafirmamos nosso compromisso com a comunidade, respeitando a decisão da assembléia de retorno às atividades. Assim como apoiamos a paralisação, fazemos o mesmo agora que a maioria votou pelo retorno às aulas”, confirmou Rachel Rocha.

Durante as visitas às salas de aula, a reitora em exercício entregou uma carta aberta à comunidade e comunicou a continuidade das obras de construção do muro. “Conseguimos recursos com o Ministério da Educação para construção do muro que vai isolar toda a área do presídio. Reafirmamos isso para que fique claro que as obras estão em andamento e o muro será concluído. Além da parte lateral que já havia, nos próximos dez dias finalizaremos o lado que fica nos fundos do presídio, formando um L, que já está com três dos seis metros de altura que terá a construção”, anunciou após visitar as obras.

O pró-reitor de gestão Institucional, Valmir Pedrosa, estima que a obra do muro será concluída em dois meses, mas a primeira etapa termina em dez dias. Para agilizar o processo, há 27 homens trabalhando na construção e a empresa está fabricando os blocos no próprio canteiro.

A gestão comprovou que o governo estadual está cumprindo o termo de compromisso, assinado no dia 14 de setembro. “A viatura com reforço policial esteve e continuará durante todo o horário de aulas, passando dentro do campus e na área externa do presídio”, completou Rachel Rocha.

Novo calendário acadêmico

O novo calendário acadêmico para o Campus Arapiraca foi discutido pela gestão com professores, coordenadores de curso e técnicos, durante toda a tarde desta segunda (8). A proposta apresentada pelo pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, foi aceita e será submetida à aprovação do Conselho Universitário na próxima reunião ordinária.

Pelo que foi apresentado, com o reinício das aulas, o semestre 2012.1 vai até 7 de janeiro de 2013, com um intervalo referente ao recesso de fim de ano, de 23 de dezembro a 2 de janeiro de 2013. Os professores decidiram dar aula no próximo dia 15 de outubro, feriado acadêmico pelo Dia do Professor. Eles querem aproveitar cada dia para tentar se aproximar do calendário do Campus A.C. Simões e das demais unidades do interior para não perder os prazos dos editais para bolsas de monitoria, de extensão, entre outras áreas.