Redação: prova temida do Enem tem mudanças em 2012

Candidatos tem maiores chances de avaliações e cartilha ajuda no entendimento das notas e das competências analisadas

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

Os alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão passar por uma jornada intensa de provas nos dias 3 e 4 de novembro. Serão 180 questões referentes aos conhecimentos técnicos e teóricos de várias disciplinas, além de uma das provas mais temidas entre os candidatos: a Redação.

Esse ano, o método de avaliação continua utilizando dois avaliadores para correção de forma independente, porém, mudou o critério para recorrer a um terceiro avaliador. A partir de agora esse recurso será utilizado quando ocorrer uma diferença maior que 200 pontos entre as notas finais atribuídas pelos dois primeiros avaliadores. Isso pode dar mais chances aos candidatos, uma vez que no ano passado só existia a possibilidade de ter a prova recorrigida quando a diferença das notas era superior a 300 pontos. Se ainda assim a divergência continuar, uma banca formada por três novos avaliadores fará a revisão.

Como o dia da prova de redação, 4 de novembro, é o mais cansativo, o Enem propicia um tempo maior. Os candidatos terão quatro horas e meia para responder às questões de múltipla escolha e mais uma hora para a redação. Lembrando que no total de cinco horas e meia está incluído o preenchimento do gabarito e, que deve ser usada caneta esferográfica de tinta preta.

Cartilha

Entre as novidades desse ano está a Cartilha da redação do ENEM 2012, desenvolvida pelo Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-Inep), distribuída nas escolas públicas do país. Mas todos os estudantes podem ter acesso à versão digital. No guia, é possível encontrar dicas e explicações sobre a nota e exemplos de redações que tiraram nota máxima nos anos anteriores.

Por onde começar

A dica geral é começar o segundo dia de provas pela redação, para evitar que o cansaço comprometa o desempenho da criatividade e da concentração. O candidato pode fazer um plano de texto antes de iniciar redação. Seria uma espécie de esqueleto, após ler a proposta do tema.

O que a nota avalia

Os aspectos avaliados estão relacionados à cinco competências subdivididas em: 1) domínio da língua; 2) compreensão da proposta do tema e aplicação no texto; 3) defender o ponto de vista reunindo informações, fatos, opiniões e argumentos; 4) conhecimento dos mecanismos linguísticos; e 5) solução para o problema abordado com respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Nota zero

Os avaliadores podem anular uma redação baseados nos seguintes critérios: se fugir totalmente do tema; se não obedecer a estrutura dissertativo-argumentativa; se o texto tiver até sete linhas; se tiver impropérios, desenhos ou outras formas propositivas de anulação; se entregar a folha em branco; e se desrespeitar os direitos humanos. A pontuação do candidato também vai diminuindo de acordo com algumas falhas gramaticais que se classificam em mais graves (como gírias, falta de concordância entre sujeito e verbo, períodos incompletos etc.); graves (ausência de acentos, falta de concordância  do adjetivo com o substantivo etc.); e leves (desvios de pontuação que não comprometem o sentindo, entre outros).

Temas

O portal Universia selecionou uma lista dos temas de redação mais prováveis para o Enem 2012. Entre os assuntos estão: Questões Ambientais; Bullying; Violência nas Escolas; Violência no Trânsito; Participação Política; Álcool X Trânsito; Desarmamento; Desigualdade Social; Esporte como fator de inclusão social; Comportamento jovem nas mídias sociais. Nessa reta final, vale uma boa leitura de atualização sobre esses temas.