Professora vence prêmio nacional por pesquisa inovadora na área de Educação

Elizângela Leal Mercado foi a única docente do Nordeste premiada

04/10/2012 16h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Elisângela Leal Mercado é a única premiada do Nordeste

Mauricélia Ramos - jornalista

A professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Elisângela Leal Mercado, foi uma das vencedoras do 2º Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, oferecido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), como forma de valorizar experiências educativas inovadoras. O concurso premiou apenas quatro concorrentes e a docente da Ufal foi a única do Nordeste; as demais são de universidades do Sudeste do País.

O relato de experiência de Elisângela foi sobre o uso do blog como ferramenta de aprendizagem, troca de experiências e saberes na disciplina Estagio Supervisionado I - Gestão educacional, nos 5º e 6º anos do curso de Pedagogia, no Centro de Educação (Cedu) da Ufal. O blog, que leva o nome da disciplina ministrada, foi tema de outro trabalho apresentado no Congresso Virtual Educa, no Panamá e além do caráter inovador e desafiador, apresentou um resultado significativo na inter-relação escola e universidade.

O trabalho premiado é “Blog como Elemento Redimensionador da Função Formadora do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia” e está disponível em http://estagiogestao.blogspot.com.br. “Percebi que essa experiência atendia aos critérios exigidos para inscrição no prêmio e organizei a versão que foi premiada e que será publicada pela Fundação Carlos Chagas”, disse a vencedora, acrescentando que teve como incentivador para a criação do blog o professor Luis Paulo Mercado, também do Cedu, e coautor do trabalho científico.

Elisângela Leal destaca que é necessário dar importância ao uso da tecnologia como aliada para experiências educacionais. “Deve-se ter a  percepção de que a tecnologia, tão comum no dia a dia dos nossos alunos, pode ser uma forte aliada na transformação e inovação das práticas pedagógicas. O mérito desse prêmio consiste exatamente na abertura e resgate da importância do estágio supervisionado na formação acadêmica e, principalmente, do ensino superior”, disse.

O prêmio

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques busca valorizar e divulgar experiências educativas inovadoras realizadas por docentes de licenciaturas nas instituições de ensino superior do País. A denominação do prêmio é uma homenagem à trajetória acadêmica e ao exercício desvelado de um dos fundadores da Fundação Carlos Chagas.

A FCC fará sessão solene no dia 23 de novembro, em sua sede na cidade de São Paulo, quando premiará cada um dos trabalhos selecionados com R$ 30 mil, diploma, troféu e publicação em coleção Textos FCC.