Primeira turma de mestrado em História inicia atividades

Pós-graduação promete alavancar pesquisas sobre o Estado de Alagoas

03/10/2012 10h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Alagoas dá um grande passo no campo dos cursos stricto sensu. Na última quarta-feira, 26, foi dada a largada para as aulas da primeira turma do Mestrado em História. A aula inaugural contou com a participação de Dilton Maynard, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que ministrou palestra sobre os desafios da pesquisa em tempos de internet.

Após ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado em História inicia suas atividades com turma de sete pesquisadores, dos quais seis possuem estudos voltados para o Estado de Alagoas. Para o coordenador do PPGH, Antônio Caetano, isso mostra que o programa vivencia momento de grandes oportunidades e de estímulo à produção científica na área das ciências humanas.

“A criação do mestrado era uma demanda histórica da comunidade e, agora, nos traz muitas expectativas. Nosso intuito é fazer com que o curso de História ganhe volume significativo de pesquisas, principalmente sobre Alagoas. Hoje começamos um momento importante para o curso de História, uma nova trajetória que esse curso tem a trilhar”, destaca Antônio Caetano.

Na aula inaugural estiveram presentes a vice-reitora Rachel Rocha; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti; e o diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Enildo Marinho. Os gestores avaliaram os impactos que atividades de pós-graduação trazem para a educação e parabenizaram professores e alunos envolvidos no curso recém-criado.

“O curso de História demonstra a sua vontade de qualificar a educação e isso vai de encontro com a meta pensada pela gestão da universidade. Para nós, é uma honra participar dessa aula inaugural, principalmente no ano em que as Humanidades completam 60 anos no Estado de Alagoas”, salientou Rachel Rocha.

A aula inaugural também foi contemplada com a palestra “História Digital: desafios da pesquisa em tempos de Internet”, ministrada pelo professor Dilton Maynard. Na explanação, o palestrante explicou como é possível o desenvolvimento de uma produção científica de qualidade a partir das mídias digitais. “A 'História Digital' é muito utilizada para a divulgação de pesquisas e para a busca de documentos”, acrescentou Maynard.

Próximos passos do PPGH

A meta do PPGH é a consolidação do programa e a criação do Doutorado. Atualmente, o curso de História da instituição alagoana possui nota 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a expectativa do grupo para os próximos três anos é alcançar a nota 4.

Segundo Antônio Caetano, já se pode garantir o lançamento de edital para seleção de quinze novos alunos para o mestrado entre janeiro e fevereiro do próximo ano. A previsão é de que a nova turma inicie as aulas em março do mesmo ano.