Pesquisadores e estudantes devem atualizar currículos online

Atualização do currículo lattes vai contribuir com o Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil

- Atualizado em

Lenilda Luna - jornalista

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mantem o Diretório dos Grupos de Pesquisa, um site onde é possível encontrar dados sobre os grupos de pesquisa em atuação nas várias instituições que fazem produção científica no país. No diretório é possível localizar informações por meio de vários indicadores, como área e tema do estudo, nomes dos pesquisadores, regiões ou até por palavras-chaves.

Além das informações dos grupos, que são indicados pela instituição, os dados individuais dos pesquisadores são retirados do Currículo Lattes. Esta plataforma é hoje a principal ferramenta para buscar referências sobre o histórico e as atividades atuais de  estudantes e pesquisadores brasileiros. "Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia", informa o CNPq no site.

Para manter as informações atualizadas, é realizado periodicamente o Censo dos Diretórios de Pesquisa no Brasil. Os pesquisadores, estudantes e as instituições são convocadas a alimentar com novos dados essas plataformas, para que elas permaneçam fiéis a realidade dos grupos de pesquisa. Em 2013, esta atividade censitária completa 20 anos.

Segundo comunicado enviado pelo presidente do Conselho, Glaucius Oliva, a intenção é apresentar novidades. "Para comemorar esta data, o CNPq está desenvolvendo um novo sistema, mais ágil e com novas funcionalidades e conteúdo, a ser lançado no início do próximo ano. Por esse motivo, o 10º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil-DGP, que irá inaugurar o novo modelo, será realizado no primeiro semestre", informa o presidente do CNPq.

A data do Censo ainda será divulgada, mas desde já o CNPq solicita aos integrantes dos grupos de pesquisa que atualizem os currículos. "É extremamente importante que os pesquisadores e estudantes iniciem, desde já, a atualização dos seus Currículos Lattes", ressalta a circular enviada pelo presidente. O Conselho destaca ainda a importância de cadastrar os currículos também dos técnicos que atuam nos grupos de pesquisa.

Currículos são consultados para financiamentos

Todas as unidades acadêmicas da Ufal têm grupos de pesquisa, incluindo os Campi de Arapiraca e do Sertão. São 272 grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento. Alguns são mais antigos, como o Grupo de Estudos em Conforto Ambiental (Geca), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que completou 20 anos de atuação. Outros se destacam pelo reconhecimento da comunidade científica internacional, como acontece nos Institutos de Química e de Física, com trabalhos premiados.

Não se faz pesquisa sem recursos. Nos últimos anos, a Ufal tem investido não só na titulação dos docentes como também em programas de iniciação científica para graduandos. A Pesquisa é parte importante do tripé que sustenta a Universidade. Por isso, o coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós- graduação, Pedro Valentim, reforça a convocação para que os pesquisadores, estudantes e técnicos atualizem ou cadastrem os currículos.

Para dar mais visibilidade a produção, é preciso que os grupos mantenham os dados atualizados. "Isso é importante também para o financiamento das nossas pesquisas. Quando submetemos as propostas e projetos, os currículos dos pesquisadores envolvidos tem um peso importante na avaliação dos comitês que coordenam as instituições financiadoras. Por isso, esperamos que todos atendam a essa solicitação do CNPq", conclui Pedro Valentim.