O uso das tecnologias da informação na atenção à saúde é debatido no HU

É o primeiro Encontro Estadual em Telessaúde e terceiro Seminário de Telemedicina

- Atualizado em
Abertura  do Encontro estadual de Telessaúde

Abertura do Encontro estadual de Telessaúde

Lenilda Luna - jornalista

Nesta quinta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico, dezenas de profissionais da área de saúde se reuniram para dois eventos realizados conjuntamente no Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas. A Secretaria de Estado da Saúde promove o primeiro Encontro Estadual em Telessaúde e a universidade promove o debate pelo terceiro ano consecutivo sobre a utilização das tecnologias da informação no atendimento médico. "As tecnologias da informação já fazem parte do nosso cotidiano e precisam ser assimiladas pela medicina também no Sistema Único de Saúde", ressalta a professora Rosaline Mota, doutora em Ciência da Informação e gestora de projetos do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde.

A ideia é que esses recursos promovam uma assistência à saúde básica de melhor qualidade, alcançando os pacientes nos municípios mais distantes do Estado. Segundo Sival Clemente, superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, em Alagoas existem dos núcleos de telessaúde implantados no Estado, em Arapiraca e Maceió, os demais estão sendo estruturados. "Até dezembro queremos iniciar as teleconsultas, por exemplo, um médico do PSF que tiver uma dúvida sobre o melhor procedimento com um paciente em um município mais distante da capital, não vai precisar se deslocar até aqui. Ele pode consultar uma segunda opinião médica por teleconferência", explicou Sival.

Além de eliminar a barreira da distância para o acompanhamento do trabalho dos médicos que atuam em municípios do interior, por meio de teleconsultorias e telediagnósticos, os núcleos de telemedicina são importantes para a formação de todos os profissionais da área de saúde. "Temos em Alagoas cerca de 5 mil agentes comunitários de saúde. Fica difícil reunir todos estes profissionais para uma capacitação. Com as teleconferências podemos fazer cursos simultâneos em vários municípios, sem a necessidade de grandes deslocamentos, reduzindo os custos", exemplificou Sival.

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU foi inaugurado em fevereiro de 2009, com a proposta de contribuir com a formação de profissionais médicos que estejam preparados para utilizar essas ferramentas tecnológicas para ampliar o acesso à saúde, permitindo a descentralização dos serviços. “É uma forma de levar informações e atendimento médico aos mais distantes municípios de Alagoas", ressaltou Rosaline Mota.

Programação

Depois da abertura do encontro, realizada durante a tarde deste dia 18, os participantes acompanharam uma webconferência com o professor Chao Lung Wen, doutor em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Núcleo São Paulo do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde. O médico relatou a experiência dos Núcleos de Telemedicina em São Paulo e falou sobre o papel da universidade fomentando pesquisas que subsidiem a elaboração das estratégias de saúde.

O encontro prossegue durante toda a sexta-feira, 19, com relatos de várias experiências em telessaúde no Brasil e de formação das redes de atenção a saúde básica, utilizando os recursos da telemedicina. No final do encontro será assinado o Termo de Cooperação entre o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Núcleo de Telessaúde de Alagoas e Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo é fortalecer o intercâmbio de experiências, buscando a melhoria dos serviços e da assistência prestada na Atenção Básica e Atenção Primária nos dois Estados.