Museu Théo Brandão promove ciclo de debates

Ciclo de debates integra o programa Folguedos Populares em Alagoas: recuperação, disponibilização e pesquisa nos acervos sonoro, fotográfico e documental do MTB

03/10/2012 11h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

Jacqueline Batista - Jornalista

Nestas terça e quarta-feira, 9 e 10 de outubro, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) promove, gratuitamente, o “Ciclo de Debates sobre Cultura Popular, Museus e Acervos Documentais e Audiovisuais”.

Na terça-feira, dia 9, às 14h, acontece a abertura do evento, com a vice-reitora Rachel Rocha, e o diretor do Museu, Wagner Chaves. Na ocasião, será lançado o boletim informativo “Trupé”, que tem o objetivo de divulgar os eventos, pesquisas e projetos do Museu.  Em seguida, Jayme Spinelli, da Biblioteca Nacional e Antônio Montenegro, da Fundação Joaquim Nabuco, compõem a mesa “Preservação Documental e Cultura Popular”, coordenada pelo professor Iuri Rizzi.

Na quarta-feira, dia 10, a programação começa, às 9h, com a mesa “Fotografia, Memória e Cultura Popular”, com Lygia Segala, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Francisco José da Costa, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A mesa é coordenada pela professora Fernanda Rechenberg, da Ufal. O ciclo de debates será finalizado, com Edmundo Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Carlos Sandroni, da Universidade Federal de Pernambuco, que vão compor a mesa "Música e Memória: o papel dos arquivos”, coordenada por Wagner Chaves.

O ciclo de debates integra o programa “Folguedos Populares em Alagoas: recuperação, disponibilização e pesquisa nos acervos sonoro, fotográfico e documental do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”. Mais informações pelo telefone 3221-2651.