Livro de professoras de Química ganha Prêmio Jabuti

Instituto de Química e Biotecnologia está em festa com as comemorações dos 20 anos e pela boa notícia da premiação nacional


- Atualizado em
Professora Marília Goulart é uma das autoras do livro finalista

Professora Marília Goulart é uma das autoras do livro finalista

Manuella Soares - jornalista

O Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia comemora mais uma conquista: O Prêmio Jabuti 2012. O troféu que chega para somar às vitórias em 20 anos do Programa foi graças ao sucesso do livro “Química Medicinal”, editado pelo professor da USP Carlos Montanari e autoria das professoras da Ufal Fabiane Caxico de Abreu e Marília Goulart, além de Maria Aline Fidelis de Moura, Janesmar Camilo Cavalcante e Danielle Cristhine Ferreira.

A 54ª edição do Prêmio Jabuti concedeu o 2º lugar à publicação na categoria Ciências Exatas, que podiam concorrer ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos que fundamentem ou descrevam conceitos a respeito dos temas em questão. Um dos critérios para participar era ser obra inédita, editada no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011. O livro “Química Medicinal” foi lançado durante a Bienal do ano passado.

Os vencedores até o 3º lugar de cada categoria serão premiados com o troféu Jabuti 2012. Já os primeiros colocados recebem ainda o valor de R$ 3.500 e o direito de concorrer ao Livro do Ano Ficção e Não Ficção, numa cerimônia de premiação marcada para o dia 28 de novembro, em São Paulo.

Veja os ganhadores da categoria Ciências Exatas:

1º - Eletrodinâmica de Ampére - André Koch Torres Assis e João Paulo Martins De Castro Chaib - Editora UNICAMP

2º - Química medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos - Carlos A. Montanari (org.) - Edusp

3º - Substâncias orgânicas: estrutura e propriedades - Nídia Franca Roque - Edusp

Confira quem são todos os premiados

O nome do prêmio

A explicação está no ambiente cultural e político da época de criação, influenciado, sobretudo, pelo modernismo e nacionalismo, pela valorização da cultura popular brasileira, nas raízes indígenas e africanas, nas suas figuras míticas, símbolos seculares carregados de sabedoria e experiência de vida e legados de uma geração à outra.

Jabuti é um dos personagens da literatura infantil de Monteiro Lobato. O autor foi importante na recriação literária das histórias desses personagens meio enigmáticos, meio reveladores e sempre sedutores do folclore nacional.