Laboratório de Estruturas e Materiais comemora ações dos pesquisadores

Engenharia Civil do Campus do Sertão mostra frutos do investimento na interiorização da Ufal

- Atualizado em
Pesquisadores do Lema se orgulham do sucesso obtido em congresso nacional

Manuella Soares - jornalista

São muitos motivos que enchem de orgulho os pesquisadores do Laboratório de Estruturas e Materiais (Lema) da Universidade Federal de Alagoas. Um deles é o sucesso obtido no último grande evento organizado pela diretoria regional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), que reuniu mais de 1.600 participantes no Congresso Nacional do Concreto, sediado pela primeira vez em Maceió. “Nós conseguimos inserir a Ufal no cenário das pesquisas científicas da área de construção civil”, destacou Flávio Barboza, diretor do Ibracon-AL e professor do Centro de Tecnologia da Ufal.

Os estudos baseados nas inovações do setor trouxeram oportunidades para trocar experiências com pesquisadores da América Latina e de países como Inglaterra, Bélgica, Portugal e Espanha. Os estudantes de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Estruturas também mostraram competitividade em concursos didáticos entre 68 equipes de instituições de ensino. “Houve uma participação bastante expressiva indicando o interesse do aluno nas pesquisas. Existem técnicas que não são simples, então foi uma forma interessante se aplicar os conhecimentos vistos na universidade”, comentou o professor Wayne Assis, da coordenação regional do Ibracon.

A grande produção científica no Lema gerou 18 projetos publicados no Congresso, orientados por oito professores que se empenham em buscar técnicas eficientes para melhorar a qualidade do concreto e aliar as novidades de utilização de resíduos para garantir um produto sustentável. O grande destaque, que também é motivo de comemoração, foi a publicação de dois artigos do professor Alexandre Lima, do curso de Engenharia Civil do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. “Isso confirma a ideia de que o maior projeto de desenvolvimento do Estado foi a interiorização da Ufal, porque por mais dificuldades que tenhamos, está dando resultados”, ressaltou Barboza.

Paralelos

Em tempos de inovações, os pesquisadores da Ufal mostram a qualidade dos projetos. Os quatro eventos inseridos no congresso promovido pelo Ibracon foram a vitrine de pesquisas nas áreas de danos estruturais; infraestrutura metroviária e ferroviária; pavimentos de concreto; e o concreto autoadensável. Este último, em destaque na primeira edição do Simpósio Latino-Americano sobre Concreto Autoadensável (Silamcaa), que foi coordenado pelo professor Paulo César Correia Gomes, do Lema.

“Tivemos quatro artigos apresentados e nos empenhamos na organização e na comissão científica do Silamcaa. O nome da Ufal está conhecido internacionalmente e, estamos alinhados à grande instituições, como a USP, que nos vê como parceira”, afirmou o professor Paulo César. “Os eventos foram uma oportunidade ímpar de atualização porque tratou de múltiplos assuntos beneficiando não somente a academia como o mercado e os interessados nas inovações do setor”, completou o professor Wayne Assis.

Laboratório está colhendo frutos

Os resultados positivos dos estudos desenvolvidos no Lema estão atraindo notícias boas para a Ufal. Segundo o professor Flávio Barboza, algumas empresas do setor da construção civil já demonstram interesse em participar e apoiar as pesquisas. Além disso, representantes da Universidade de Aveiro, em Portugal, colocaram-se à disposição do Lema para firmar convênios de colaboração técnica e científica.

As produções bibliográficas que são frutos das pesquisas do Lema, estão entre as mais procuradas no Brasil, na categoria. O destaque é para o livro sobre o controle de dosagens para concreto autoadensável, do professor Paulo César e do engenheiro da Sinfra/Ufal, Alexandre Barros. E na perspectiva de futuro, essa bibliografia e outras produções científicas da Ufal ganharão espaço no 55º Congresso Nacional do Concreto, que será realizado em Gramado, de 29 de outubro a 1º de novembro de 2013.