IQB comemora 20 anos de Pós-graduação

Evento marca duas décadas de criação do PPGQB com projeções para o futuro

- Atualizado em
Mesa de abertura

Manuella Soares - jornalista

O Jazz deu o ritmo à abertura das comemorações dos 20 anos do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia. A apresentação do dueto Sol Jazz marcou o início da programação da manhã desta quarta-feira (24), que contou com a presença do reitor Eurico Lôbo, dos pró-reitores de Graduação, Extensão e Pós-graduação, Amauri Barros, Eduardo Lyra e Simoni Meneghetti, além do representante da Capes, Emídio Cantídio; da presidente da Fapeal, Janesmar Cavalcante e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton.

O diretor do Instituto de Química e Biotecnologia, professor Mário Meghetti, falou sobre as recentes conquistas do IQB com a satisfação de quem já faz parte do Instituto há 10 anos. “Cheguei aqui em momento de muitas comemorações. É hora de refletir sobre o que fizemos até agora e projetar o futuro que queremos pelos próximos 20 anos”, disse.

O Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia é motivo de orgulho também para alunos como Orlando Pimentel, que terminou a graduação em Química  e deu continuidade aos estudos. “O curso tem muito a oferecer. Tentei em outras instituições também, mas decidi ficar na Ufal porque aqui eu encontrei incentivo para o meu projeto”, ressaltou o mestrando.

A programação do evento foi montada com palestras de convidados que contribuem para analisar o trabalho da pós-graduação e as pesquisas desenvolvidas dentro e fora do campus. Um dos conferencistas da tarde é o secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, que ministra a palestra “Alagoas: o seu futuro em nossas mãos”.

O secretário comentou sobre a importância do Instituto numa visão de ex-aluno. “Quando eu me formei foi exatamente o ano de criação da pós-graduação. E a minha referência de direção da Ciência e Tecnologia era justamente as pessoas de dentro do Instituto. Hoje o programa avançou e traz muitas coisas boas para a Ufal e para esse futuro de Alagoas que nós queremos construir”, destacou Setton.

Confira a programação completa do evento.