Inscrições abertas para o Programa de Apoio às Escolas Públicas

Estudantes que, em 2013, irão cursar o 3° ano do ensino médio na rede pública são beneficiados

- Atualizado em
Biblioteca setorial auxilia os alunos do Paespe

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O ingresso nas universidades federais de todo o País é o grande sonho de jovens e adultos após a conclusão do ensino médio. Para ampliar as condições de alunos da rede pública estadual no processo seletivo da Universidade Federal de Alagoas, o Centro de Tecnologia (Ctec) promove o Programa de Apoio às Escolas Públicas (Paespe). Este mês, o projeto de extensão realiza seleção de alunos do 2º ano do Ensino Médio, que estarão no 3º ano em 2013. As inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro e a prova acontece no próximo sábado, 27, das 8h às 10h, no Ctec, situado no Campus A. C. Simões.

O principal objetivo do Paespe ao longo dos anos é complementar e suprir carências de estudantes em fase de conclusão do colegial em escolas da rede pública estadual. A finalidade é prepará-los para a resolução de questões que envolvem todas as disciplinas exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, os beneficiados têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade do ambiente universitário e de conhecer os serviços oferecidos pela Ufal, já que as aulas implantadas pelo programa são ministradas na universidade e as atividades incluem visitas às instalações da instituição acadêmica.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. Todo o conteúdo e a realização das atividades são orientados por professores e alunos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Química, Biologia, Matemática, e bolsistas dos Programas de Educação Tutorial (PETs) das Engenharias Civil e Ambiental e de Letras.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição no site. A prova de seleção para a nova turma do programa, com início em 2013, acontece no sábado, 27, das 8h às 10h, no Ctec. Os candidatos serão avaliados com base em assuntos de Matemática do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

Segundo o coordenador, professor Roberaldo de Carvalho Souza, o programa beneficia anualmente cerca de 60 estudantes de diversas escolas públicas do Estado de Alagoas e possui resultados positivos. “De 2005 a 2011, tivemos mais de 145 egressos do Paespe cursando o ensino superior na Ufal”, destacou.

O estudante de Engenharia Ambiental, Alberonaldo Alves, é um exemplo de que o incentivo à educação possibilita bons frutos aos jovens. “Passei pelo programa no ensino médio e na graduação. Antes eu fui aluno do projeto e hoje sou monitor. Por isso, sei que o Programa de Apoio às Escolas Públicas cumpre muito bem o seu papel, pois auxilia os estudantes que se preparam para o vestibular. Além disso, os alunos aprovados na universidade já ficam preparados para o ambiente acadêmico, o que favorece a permanência na graduação”, avaliou.

Para a monitora Gracyelle Oliveira, estudante de Engenharia Civil e ex-aluna do Paespe, orientar jovens que sofrem carência de educação e de infraestrutura tem sido prazeroso. “O programa me ajudou em tudo. Na rede pública sempre tivemos dificuldades na área de exatas. Então, para mim é gratificante saber que os meninos têm uma oportunidade maior de ingressar numa universidade pública”, salientou.