II Festival de Cinema Universitário publica lista de selecionados

27 filmes brasileiros concorrem na Mostra Competitiva

- Atualizado em

Renata Resende - estudante de jornalismo

O II Festival de Cinema Universitário de Alagoas divulga a lista dos filmes selecionados para a mostra competitiva do evento. Este ano, foram recebidas 92 inscrições pela internet, mas apenas 56 realizadores concluíram o processo com o envio dos trabalhos. Na manhã do dia 4 de outubro, a Comissão de Seleção se reuniu no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas e escolheu 27 filmes de várias regiões do país.

A comissão foi composta por Marcos Sampaio, atual coordenador de Cinema do Centro Cultural Sesi e do Núcleo de Produção Digital (NPD), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL); Marianna Bernardes, diretora, roteirista e produtora de vídeos; e Nivaldo Vasconcelos, militante cineclubista, escritor e realizador audiovisual. Na reunião, eles lançaram diferentes pontos de vista, baseados nos critérios de avaliação do edital, e afinaram a discussão com a escolha dos filmes, assim como apresentaram a sugestão de uma grade de exibição para o Festival.

O público terá a oportunidade de assistir aos filmes: Seu Arlindo vai à loucura, Hoje tem espetáculo?, Ressaca, Do lado de fora, Antônio de Canudos, Gil, A Banheira, Longe de casa, Hortipub, Você já cortou seu cabelo com maquininha?, Dique, Quando o céu desce ao chão, Irene, Ontem, A view to a kill, Menino Bosque, O membro decaído, Quem é Rogério Carlos?, X Tudo, Jantar/Aliança/Prato, Tecendo nuvens e retalhos, O Traveco, A triste história de Kid Punhetinha, Davi e os aviões, Branca Nudez, 12:40 e Borboletas Delicadas, os dois últimos produzidos em Alagoas.

Os filmes dialogam com estéticas, técnicas e recursos recorrentes no cinema, mas alguns trazem uma linguagem diferenciada. Mais da metade dos realizadores optaram por roteiros ficcionais, mas também serão exibidos filmes nas modalidades documentário, animação e experimental. Os membros da comissão viram com otimismo o nível dos trabalhos e ressaltaram a importância de existirem mais espaços de divulgação da produção independente brasileira, com destaque para a universitária.

As exibições da Mostra Competitiva serão realizadas no Teatro Sete de Setembro, em Penedo (AL), de 13 a 17 de novembro, às 19h 30. Nesta segunda edição, será reservada uma cota de hospedagem para os filmes selecionados, possibilitando a circulação de diretores, produtores e roteiristas durante os dias do evento.

Filmes selecionados

1. Seu Arlindo vai à loucura

2. Hoje tem espetáculo?

3. Ressaca

4. Do lado de fora

5. Antônio de Canudos

6. 12:40

7. Gil

8. A Banheira

9. Longe de casa

10. Hortipub

11. Você já cortou seu cabelo com maquininha?

12. Dique

13. Quando o céu desce ao chão

14. Irene

15. Ontem

16. A view to a kill

17. Menino Bosque

18. O membro decaído

19. Quem é Rogério Carlos?

20. X Tudo

21. Jantar/Aliança/Prato